Desde o dia 15 de fevereiro, a Bélgica entrou para o grupo de nações onde é possível trabalhar quatro dias e descansar três. O país deu a opção de distribuir a jornada de trabalho semanal por quatro ou cinco dias, mas a carga horária total é mantida.

Segundo o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, a intenção do projeto é tornar a economia mais dinâmica e melhorar a compatibilidade entre família e trabalho.

Ele informa ainda que a jornada semanal clássica belga é de 38 horas, mas o empregado tem a opção de trabalhar 45 horas numa semana e deduzir as sete horas adicionais na seguinte.

O regime é uma decisão do próprio trabalhador, que poderá renovar ou alterar o pedido a cada seis meses. A Bélgica não é um caso isolado neste sentido. Outros países já adotaram ou pensam em utilizar a jornada de trabalho de quatro dias por semana.

Islândia – Entre 2015 e 2019, a Islândia testou um projeto em que as jornadas semanais foram reduzidas de 40 para 35 ou 36 horas, com a mesma remuneração. O estudo foi bem sucedido. O bem-estar dos funcionários melhorou significativamente, processos de trabalho foram otimizados e estabeleceu-se uma cooperação mais estreita entre colegas.

Em grande parte, a produtividade permaneceu idêntica ou até aumentou. Concluída essa fase de testes, Sindicatos começaram a negociar a diminuição permanente da jornada laboral. Hoje, 86% dos trabalhadores islandeses têm direito a uma semana de quatro dias.

Espanha – A semana de quatro dias foi proposta a pedido do partido de esquerda Mais País. Cerca de seis mil trabalhadores de 200 pequenas e médias empresas poderão prolongar o fim de semana em um dia, com pagamento integral de seu salário. O experimento está programado pra durar pelo menos um ano, mas ainda não tem data de início.

Nova Zelândia – A multinacional de alimentos e produtos farmacêuticos Unilever está testando a semana de quatro dias com a mesma remuneração por cerca de um ano. Se o modelo tiver sucesso, a empresa planeja expandi-lo para outros países.

Outros – Na Alemanha, as pequenas startups estão experimentando a semana mais curta. Enquanto isso, no Japão, as grandes companhias, como a Microsoft, estão dando um final de semana maior aos funcionários todos os meses.