14 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

Bom jornalismo e variedade elevam audiência da RBA

Data:

Compartilhe:

Na região Metropolitana de São Paulo, a TVT (TV dos Trabalhadores) já ocupa a quarta posição em audiência – Canal 44 UHF. A Rádio Brasil Atual possui 45 mil ouvintes rotativos. E o portal da Rede chega a cinco milhões de acessos/mês.

As informações foram dadas por Paulo Salvador, jornalista e ex-bancário, que integra a direção da Rede. Ele falou segunda (18) na live da Agência Sindical, conduzida pelo jornalista João Franzin. Entre os feitos da RBA, Salvador cita a transmissão do 1º de Maio Unificado. Houve momentos, relata, em que a transmissão – na TVT com conteúdo desta em emissoras comerciais – alcançou o pico de audiência na Grande SP.

Confira os principais trechos: 

Carreira
Cursei jornalismo quando trabalhava no Banespa. Em 1991 me chamaram pra compor a chapa do Sindicato dos Bancários de SP. No Sindicato ocupei a secretaria de Comunicação.
Os Bancários sempre investiram em comunicação com a categoria. Para atender essa necessidade, tínhamos a Folha Bancária, diária, e também jornais por bancos. Era um time de feras, como Paulo Donizete, Renato Rovai, entre outros, preocupados com modernização. Foi o Rovai que sugeriu a Revista dos Bancários. Fomos, gradativamente, introduzindo as novas tecnologias. Um processo natural.

Investimento
Sempre defendemos investir em comunicação. Utilizar textos mais curtos, pegadas populares. Fomos a primeira redação a tratar na categoria temas polêmicos à época como a Aids, o racismo, juventude, entre outros. A direção sindical tinha essa concepção.

Rádio
Havia a Rádio dos Bancários, em espaço na Gazeta. Mas paramos devido à situação financeira e também por conta da questão política. Quando Luiz Marinho assumiu a presidência da CUT, pediu pra rádio voltar. Começamos a fazer o Jornal do Trabalhador na 9 de Julho e depois na Rádio Atual. No governo Lula, saiu a concessão de duas rádios. E a TVT, que já era produtora, com um acervo muito rico, passou gerar conteúdo. Passamos pra 98,9 MHz e aos poucos construímos a programação. Considero algumas decisões que históricas, como quando Bancários e Metalúrgicos se uniram na comunicação. Lançamos a Revista do Brasil , começamos a produzir conteúdo e montar a equipe das duas rádios e da TVT.

Audiência da TVT
Hoje, é a quarta emissora na Grande São Paulo. Em várias ocasiões, ultrapassa a Globo. No 1º de Maio ficamos em terceiro. E diversos canais reproduziram nossas imagens. Além disso, conquistamos um aumento fantástico da audiência ao perceber que, durante a pandemia, cresceu a procura por informações jornalísticas na Rádio e TV. A Rádio Brasil Atual passou de 10 mil ouvintes rotativos por minutos pra 45 mil. Estamos entre as 30 maiores.

Comunicação substitutiva
A gente já começa a ocupar o lugar da velha mídia. Em pouco tempo, as pessoas não vão mais precisar assistir a outros canais de TV pra se informar sobre cidadania, saúde, economia, mundo do trabalho, entre outros. Teremos esse conteúdo.

Site da Rede
A Rede Brasil Atual começou com a Revista do Brasil. Tiragem de 360 mil exemplares, com 60 Sindicatos no projeto. Daí surgiu a necessidade de um site. A logística do impresso é muito cara. Essa ideia deu origem à RBA.

Credibilidade
Os fatos são muito bem apurados e com viés para o mundo do trabalho. Os Sindicatos são distribuidores de renda e de garantia dos trabalhadores. A Rede Brasil Atual mostra isso. Temos matérias que ultrapassam 1 milhão de acessos.

Pluralidade
Temos orientações firmes. A primeira é não deixar de colocar em nossos programas negros, mulheres, indígenas e jovens. O Paulo Vanucchi, que é o presidente, faz muita questão. E a outra é dar voz a representantes das Centrais ou correntes políticas. Colocamos opiniões diferentes. Convido todas as entidades sindicais a abrir sua pauta, que a gente abre os microfones.

Assista – Clique aqui e assista à live com Paulo Salvador.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...