Brasil cresce, com emprego! – Ricardo Pereira de Oliveira

0
22

A pesquisa do Dieese sobre a cesta básica abrange 17 Capitais. A de julho mostra queda no preço dos alimentos em todas as 17 Capitais pesquisadas.

Preço de alimento sob controle significa inflação mais baixa, especialmente para as famílias pobres, cujo orçamento é muito impactado pelo custo da alimentação.

Outra boa notícia está relacionada ao emprego. Pesquisa nacional do IBGE mostra que a taxa caiu pra 6,9%. É a menor desde março de 2014.

A queda no desemprego tem duas consequências lógicas. Uma é a redução na taxa do trabalho informal. Outra é o aumento na renda pessoal e familiar. Na prática, mais estabilidade social.

Quando a informalidade cai, mais pessoas passam a ter Carteira assinada e cobertura previdenciária. A geração de empregos ainda é a melhor forma de promover inclusão social e no mercado de consumo.

Esse ciclo positivo no emprego e renda dos brasileiros se explica pela boa condução da economia pelo Presidente Lula. O governo tem sido seguro na direção econômica, o que gera um ambiente atrativo pra investimentos e negócios.

Felizmente, a inclusão social não ocorre apenas pelo aumento no emprego. A boa fase leva o governo a ampliar o excelente programa Farmácia Popular, que agora fornece até medicamento pra prevenir o Mal de Parkinson.

Outra medida que promove inclusão e desenvolvimento é o Minha Casa, Minha Vida. O governo ampliou as faixas de financiamento, favorecendo setores da classe média que estavam fora do programa. A construção civil, vale lembrar, é grande geradora de empregos.

Em economia se fala em ciclo vicioso, que ocorre quando fatos negativos se repetem, estimulando o surgimento de outros problemas. Também se fala em ciclo virtuoso, que é o oposto. Ou seja, quando um fato positivo gera outro, e outro e mais outro.

Nosso Sindicato tem procurado extrair benefícios desse ciclo positivo da economia. Por isso, buscamos mais e melhores acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), empresa por empresa.

A meta da diretoria Metalúrgicos em Ação, como costuma reafirmar nosso presidente Cabeça, é conquistar pagamento da PLR pra 100% da categoria. Toda a diretoria se empenha nessa tarefa. Não atingimos ainda a meta, mas seguimos buscando o objetivo.

Esporte – Por falar em fase favorável, já definimos o início do 18º Campeonato de Futsal Metalúrgico. Será dia 1º de setembro, em nossa quadra, no ginásio poliesportivo no Clube de Campo. Queremos realizar um certame de alto nível, como no Futebol de Campo.

Lazer – Acertamos ao realizar a Promoção Especial na Colônia de Férias, em Caraguá, na baixa temporada. A frequência, certamente motivada pelos preços especiais, tem sido muito boa.

A vida é cheia de altos e baixos. Nos momentos ruins temos que resistir. Nas fases positivas temos que buscar melhorias e avançar.

Ricardo Pereira de Oliveira, Presidente interino Diretoria Metalúrgicos em Ação E-mail: ricardo@metalurgico.org.br Facebook: /ricardosindicato.metalurgicos