A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e a Federação da Categoria do Estado de SP lançaram a campanha virtual “Comerciários: Vacinação Já!”. O objetivo é reforçar ações dos Sindicatos pela imunização dos 2,7 milhões de trabalhadores no comércio e práticos de farmácia. O Brasil tem cerca de 12 milhões de comerciários.
Luiz Carlos Motta, presidente da CNTC e da Federação, lembra que a categoria está desde o início da pandemia exposta à Covid-19. “São trabalhadores considerados essenciais, que lidam diretamente com o público. Desde o início, estão na linha de frente no abastecimento da população. Precisam de vacina com prioridade”, defende.
Ações – Sindicatos têm se mobilizado. Ofícios enviados às Prefeituras, Câmaras e Secretarias da Saúde, além de audiências do presidente da Federação no Palácio dos Bandeirantes, pedem incluir os comerciários no Plano Nacional de Vacinação.
SP – O Sindicato dos Comerciários em SP avançou na luta. Liminar judicial autorizou a entidade a adquirir doses pra vacinação dos trabalhadores, sem a obrigatoriedade de repassar doses ao Sistema Único de Saúde.
Segundo Ricardo Patah, presidente, o Sindicato negocia com as farmacêuticas. “Já que o governo não faz, nos vimos na obrigação de buscar alternativas pra priorizar a vacinação de uma categoria que se expõe desde o começo”, afirma o dirigente.
Mais – Acesse o site da CNTC, da Fecomerciários SP e do Sindicato dos Comerciários de SP.