A negociação entre bancários e bancos não avançou. Em reunião de negociação realizada sexta (21),com o Comando nacional da categoria, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou proposta de reajuste salarial zero, sem sequer sem correção da inflação.
A proposta patronal inclui ainda a retirada de direitos estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como a redução de até 48% da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), diminuição da gratificação de função e acabar com a 13ª cesta de alimentos.
Juvandia Moreira, presidente da Confederação Nacional dos bancários (Contraf-CUT) e integrante do Comando Nacional avalia como inaceitável a proposta. “Quase 70% das categorias esse ano fecharam acordos que tiveram aumento real ou reposição da inflação. Estamos falando do setor que mais lucra no país e que não quer dar aumento, além de não garantir os empregos”, afirma.
Haverá mais uma rodada de negociação neste final de semana. Sábado a categoria inicia um calendário de mobilizações que vai até terça-feira (25) com a realização de assembleias e carreatas. Não está descartada a possibilidade de uma greve.
Carreatas – Pra denunciar a postura da Fenaban, bancários realizam neste sábado (22) carreatas em diversas cidades do estado de São Paulo. “Os bancos, sempre lucraram muito no nosso País. Por isso, deveriam ter o mínimo de sensibilidade neste momento. Eles não têm razões para tirar direitos da categoria”, diz Luiz Cláudio Marcolino, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, .
Confira a agenda de carreatas:
CAPITAL
São Paulo – Concentração às 10h30 na Praça Arlindo Rossi, Cidade Monções, próximo à Ponte Estaiada
GRANDE SÃO PAULO
São Bernardo do Campo – Concentração às 11h, em frente ao Bradesco Ferrazópolis, na Rua Marechal Deodoro nº 2690
Guarulhos – Concentração às 11h, em frente ao Sindicato, na Rua Paulo Lenk, 128
Mogi das Cruzes – Concentração às 11h, em frente ao Sindicato, na Rua Engenheiro Eugênio Motta, 102, Jardim Santista, no centro
Suzano – Concentração às 11h na avenida principal, onde se concentram as agências bancárias
INTERIOR
Jundiaí – Concentração às 11h, em frente ao Sindicato, na Rua Prudente de Moraes, 843, no centro
Catanduva – Concentração às 10h30 na Praça do Aeroporto
Bragança Paulista – Concentração às 10hs na Concha Acústica, na Travessa Nonato A. Gimenez Gonzalez, nº 3600, no bairro Matadouro
Limeira – Concentração às 9h30 no prédio da Receita Federal, na Rua Pedro Zacarias, 444 – Jd. Nova Itália
Barretos – Concentração às 11h em frente ao Sindicato, na Rua 18, nº 1010, no centro
Presidente Prudente – Concentração às 10h30 em frente ao Clube de Campo na Rodovia Arthur Boigues Filho, s/n
Araraquara – Concentração às 11h em frente ao Sindicato, na Rua Pedro Álvares Cabral 1902
Vale do Ribeira – Concentração às 10h30 no Trevo Poupa Tempo, em Registro