CARTA AO PREFEITO GUTI – Josinaldo Barros

0
402
Pátria de chuteiras
Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

Prezado prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa – Guti.

Talvez o senhor não me conheça. Mas deixa eu me apresentar. Sou metalúrgico e ocupo hoje a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Antes dessa condição, tem uma história. Sou pernambucano, migrei pra Guarulhos ainda garoto, fui trabalhador braçal, morei em barraco, passei necessidades, porém aos poucos construí a minha vida no setor metalúrgico.

A minha história, prefeito, é muito diferente da sua, que nasceu em berço de ouro. Mas certamente ela tem muito em comum com os trabalhadores da Proguaru, que estão em greve em defesa de seus empregos.

Eu já fiquei desempregado e sei como isso é destrutivo.

Veja que curioso. O senhor, de família abastada, jura de morte a empresa que faz há 43 anos a zeladoria da cidade. Mas o presidente da Câmara, Fausto Miguel Martello, empresário abastado e bem-sucedido, defende a empresa. O fato dele haver nascido em berço de ouro não o torna insensível ao drama dos trabalhadores.

Senhor prefeito Guti.
Desde dezembro, o sindicalismo cobra diálogo e solução negociada para a Proguaru e os seus 4,7 mil trabalhadores.

Todo o movimento sindical pleiteia isso. Observe: o senhor conseguiu ficar contra todo o sindicalismo.

Pior: pela primeira vez na história, TODAS as 10 Centrais sindicais brasileiras assinaram Carta pedindo manter a empresa e diálogo com o Sindicato Stap. E o senhor sequer teve a educação de responder.

Prezado Prefeito Guti.
Todos nós nos lembramos quando o vereador Guti subia em carro de som nas manifestações dos Servidores. Devo entender, então, que o vereador não apoiava de verdade os trabalhadores e sim usava o palanque apenas pra atacar o prefeito a quem o senhor fazia oposição? É isso?

Nós, metalúrgicos, estamos em campanha salarial e devemos cuidar, com zelo, dos interesses da nossa base. E assim estamos fazendo. Mas jamais deixaremos de apoiar a luta justa de qualquer categoria profissional ou de setores sociais em suas reivindicações.

Por fim, prefeito Guti. O senhor tem duas opções à sua frente.

Ser o gestor que encontrou uma solução adequada para a Proguaru. Ou ser o carrasco de 4,6 mil trabalhadores e suas famílias.

O senhor sabe que muitos desses companheiros e companheiras, pela idade, condição de saúde ou falta de especialização profissional, serão empurrados para a miséria. Miséria, senhor prefeito, significa não ter o que comer, não ter como pagar aluguel, não conseguir comprar remédio pro filho.

A decisão está em suas mãos: ser o gestor que salva ou o carrasco que destrava a lâmina da guilhotina.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação

Email – [email protected]
Site – www.metalurgico.org.br

Clique aqui e leia mais opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui