A Constituição garante a todo brasileiro atendimento médico gratuito pelo Sistema Único de Saúde. E desde 2015 funciona um aplicativo que ajuda a saber o número da identificação e mais algumas informações do paciente. É o Cartão SUS Digital.

O Cartão SUS Digital é um aplicativo que ajuda a agilizar agendamento médico, exames etc. Também possibilita a consulta rápida de informações básicas do paciente, como a pressão sanguínea, taxas de glicemia etc.

O aplicativo está disponível para celulares com Play Store (Android) ou Apple Store (iOS).

Para que serve o cartão?
Especialmente pra que o próprio usuário obtenha informações do seu estado de saúde. Com ele, também é possível:

Informar se você tem alguma alergia; Avisar se faz uso contínuo de algum medicamento; Adicionar contato de emergência; Compartilhar informações com médicos que acompanham seu caso.

Como funciona o Cartão SUS digital?
O Cartão possibilita a identificação única do usuário do SUS. Com isso, é possível reunir as informações de atendimentos realizados.

Acesso – Basta digitar na loja de aplicativos do seu celular o nome “Meu digiSUS” e baixar o APP gratuitamente.

Como fazer:
Se seu celular for Android, siga esses passos:
1. Vá até o Play Store;
2. Digite “Meu digiSUS”. O APP é fornecido pelo DATASUS-Ministério da Saúde;
3. Clique em Instalar.

Ao entrar no aplicativo, faça seu cadastro informando seus dados.
Caso seu celular seja um iPhone, basta ir na App Store e seguir os mesmos passos.

Como imprimir o Cartão SUS?
Caso ainda queira ter o cartão físico, siga esses passos:
1. Acesse o Portal do Cidadão;
2. Preencha com seus dados;
3. Um protocolo será gerado. Você deve imprimir e guardar.

Como fazer a segunda via do cartão?
Pra tirar a 2ª via do Cartão SUS, há duas opções:
Rápida – Vá até uma Unidade Básica de Saúde, com RG e CPF. É impresso na hora.

Cartão pela internet:
1. Acesse o site do Portal do Cidadão;
2. Preencha com seus dados;
3. Um protocolo será gerado. Você imprime e guarda.

Enquanto o cartão não chega à sua casa, você pode usar o protocolo nos atendimentos.