O Fórum das Centrais Sindicais, composto pela Força, CUT, UGT, CTB, CSB e Nova Central, decidiu lançar uma campanha financeira entre os sindicatos filiados para dar início à arrecadação de recursos para compra de oxigênio para o Estado do Amazonas.
Em reunião na sexta (15), os dirigentes Miguel Torres, Sérgio Nobre e Ricardo Patah formalizaram a iniciativa. Desde quinta (14), a capital Manaus está sem oxigênio hospitalar. Isso ocorre porque o sistema de saúde no Estado teve alta nos casos de Covid-19 e em 24 horas foi utilizado o estoque disponível para 10 dias.
Doação – Presidente da Força Sindical, Miguel Torres ressaltou a importância da iniciativa das Centrais e afirma que, apesar da crise econômica, os sindicalistas se unem para as doações. “A crise decorrente da pandemia é gravíssima e ainda será longa, mas vamos fazer nossa parte”, diz.
Carga – Até o momento, está previsto para chegar um carregamento de 107 mil m³ de oxigênio doados pelo governo da Venezuela ao Amazonas nesta segunda (18). Na tarde de domingo (17), caminhões com cilindros do gás cruzaram a fronteira do Brasil.