18.7 C
São Paulo
sexta-feira, 24/05/2024

CNTA faz Seminário de Negociações e Saúde

Data:

Compartilhe:

Nesta quarta,18, as maiores entidades de trabalhadores na Alimentação vão debater, em SP, negociações coletivas e condições de saúde. Na pauta: Uso da amônia nas empresas e também a NR-36 (Norma Regulamentadora).

Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CNTA Afins), Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac) e União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Uita) são as organizadoras.

As direções querem reunir sindicalistas de, pelo menos, 20 Estados. O Seminário acontece, das 9 às 18 horas, na Federação Fetiasp, na Conselheiro Furtado, 987, Liberdade, Centro, SP.

Programação – Manhã. Seminário vai abordar as negociações, com participação do Dieese. Exposição e debate. À tarde, o assunto é “Formação Sindical, com habilidades de comunicação com as mídias, bases e a sociedade.”

Norma – O Seminário tratará também da NR-36, que agrega o conjunto de regras por saúde e segurança aos trabalhadores em frigoríficos. Será apresentada proposta para harmonização da Norma e também exposição por Grupo de Trabalho. Convidados para o debate Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho.

Ao final, dois temas: “Exposição dos trabalhadores ao gás de amônia e seus efeitos à saúde; e a preocupação com a transmissão da gripe aviária aos seres humanos.” Haverá exposição pelo Médico do Trabalho Roberto Ruiz, da Fiocruz.

Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA, também mostra preocupação com o aumento dos casos de depressão entre empregados de frigoríficos. Ele diz: “Queremos saber as causas”.

Unidade – Artur Bueno elogia a unidade entre CNTA, Contac e Uita. E afirma: “As nossas lutas ficam mais fortes com essa parceria. Até porque uma barreira que o movimento enfrenta é despertar o espírito coletivo na sociedade e nos Sindicatos”.

MAIS Acesse o site da CNTA e Afins.

Conteúdo Relacionado

Diap divulga prioridades para 2024

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou na quarta, 22, estudo que aponta as principais prioridades da classe trabalhadora brasileira para 2024.Intitulado "Pauta...

Abril tem ganho real em 77% das negociações

Os reajustes salariais em abril tiveram ganho real em 77% dos casos, segundo dados do boletim do Dieese que avalia as negociações coletivas no...

Engenharia pode ajudar Sul a se reerguer

Há vários anos, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) e a Federação Nacional da categoria defendem que Prefeituras e governos...

Caem os aumentos reais

Caiu em relação aos meses anteriores o índice de aumentos reais nas negociações coletivas. Os dados constam do mais recente boletim do Dieese -“De...

Plenária une ação de massa e diálogo político

Um sindicalista metalúrgico presente à Plenária Unitária das Centrais nesta quarta (22), em Brasília, avaliou como “muito positivas as ações de massa e também...