13.1 C
São Paulo
domingo, 20/07/2025

CNTA leva pleitos a ministro da Previdência

Data:

Compartilhe:

O vice-presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores e presidente da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins), Artur Bueno de Camargo, participou dia 4, em São Paulo, de encontro com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. O objetivo foi tratar dos descontos indevidos, feitos por entidades ilícitas nos proventos de aposentados e pensionistas.

O encontro foi organizado pelas Centrais Sindicais, com a presença de vários representantes. “Além de defender os direitos dos que foram lesados, buscamos junto ao Ministro uma posição que evidencie de forma cabal a diferença entre o movimento sindical e entidades que cometeram fraudes”, ressalta Artur.

Segundo ele, a grande mídia e a extrema direita têm feito campanha difamatória pra jogar o sindicalismo dentro do escândalo. “De fato, quadrilhas invadiram o sistema do INSS pra roubar os segurados. O movimento sindical se sustenta com transparência e contribuições definidas em assembleias de trabalhadores”, enfatiza Artur.
O Ministro se mostrou solidário às entidades sindicais, colocando-se à disposição pra ampliar a transparência no INSS. Artur Bueno lembra que a Previdência Social é patrimônio da Nação, e medidas devem ser tomadas pra aumentar o controle sobre os dados dos segurados, bem como a segurança de suas contas.

No encontro, o presidente da CNTA representou o presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald.

FRIGORÍFICOS – Artur Bueno de Camargo também cobrou devolutiva do Ministro acerca de ofício encaminhado pela CNTA, Contac/CUT e UITA (União Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação) sobre ofício que requer aposentadoria especial aos trabalhadores de frigoríficos.

O documento, protocolado dia 19 de maio, solicita estudo pelo Ministério da Previdência, para que esses trabalhadores se aposentem com 25 anos de carreira devido, à insalubridade das funções.

Artur observa: “São pessoas que fazem um trabalho muito repetitivo, que requer manuseio de objetos cortantes. Isto sem falar nas baixíssimas temperaturas das câmaras frias e com gases como a amônia (tóxico e explosivo) no processo produtivo”.

MAIS – (61) 3242.6171 | cnta@cntaafins.org.br SIG, quadra 06, lotes 2380 e 2390, salas 307 e 309. Edifício Office 300 – CEP 70.610-460.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...