O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realiza quarta (25), das 9 às 16 horas, o segundo Mutirão da Diversidade. Iniciativa tem o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Prefeitura e do Governo do Estado. Na sede, à Rua Formosa, 99, Centro, ao lado do metrô Anhangabaú.
As mais de três mil vagas, em 25 empresas, são para açougueiro, ajudante de cozinha, atendente de loja, auxiliar de limpeza, porteiro, recepcionista bilíngue e vendedor, entre outras funções. Público-alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade social – LGBTQIA+, PCDs, negros, indígenas, refugiados e imigrantes.
Para participar, cadastre o currículo previamente pelo site www.comerciarios.org.br/vagasocial, ou leve-o impresso no dia 25. Recomenda-se portar um documento pessoal.
Além das vagas, serão oferecidos cursos profissionalizantes e bolsas de estudo em faculdades parceiras; orientação profissional e workshops de capacitação; palestras sobre direitos trabalhistas e inclusão no mercado; e atendimento psicossocial e jurídico.
Cleonice Caetano (Cléo), diretora de Assistência Social e Previdência dos Comerciários SP, defende a importância do Mutirão. “Nosso Sindicato sempre está com as portas abertas pra apoiar a luta pela igualdade. O combate ao preconceito e a garantia de uma vida digna pra essas pessoas deve vir de políticas públicas, com o apoio do movimento sindical e das empresas. Só assim viveremos em uma sociedade mais justa, com menos desigualdade e mais justiça social”, diz.
Parada – Domingo, na Avenida Paulista, SP, ocorreu nova edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. Sindicato dos Comerciários esteve presente e levou faixa com os dizeres “Comerciários pelo fim da escala 6×1”. Para Cléo, participação reforçou compromisso do movimento sindical com a inclusão. “Nossa luta pela inclusão é diária. O presidente Ricardo Patah tem um histórico de apoio e defesa dessa causa. Nossa participação na Parada apenas reafirma esse compromisso”, diz.
MAIS – Sites do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT.