A Câmara Municipal realiza nesta sexta (17) solenidade em homenagem ao Dia do Comerciário – 30 de outubro. No Plenário 1º de Maio, Viaduto Jacareí, 100, Centro, às 19 horas. Sindicato tem 82 anos. Há mais de 500 mil no comércio paulistano.
História – O comerciário comemora seu dia em 30 de outubro. Data foi instituída em 1932 pelo Presidente Getúlio Vargas, ao assinar o Decreto 4.042, de 29 de outubro, fixando jornada de 8 horas, além de repouso remunerado aos domingos.
Programação – Serão apresentados vídeos sobre o trabalho sindical, assim como conquistas e desafios da categoria.
Homenagens – Serão homenageados seis sócios: Francisco Joseli de Pinho, Marcio Moura, José Pereira, Eliana de Brito, Marcelo do Nascimento e Sonia Santos. Receberá homenagem ainda a família de Júlio Nicolau, ex-diretor da entidade. A vereadora Luna Zarattini (PT) também será laureada.
Evento – Ricardo Patah, presidente do Sindicato, ressalta a importância da categoria. “Os comerciários trazem esperança pra população. Estão sempre à disposição dos clientes nas mais diversas atividades, ajudando a concretizar sonhos e projetos. Haverá coquetel após a cerimônia. Hoje é dia de festa”, diz.
O diretor Marinaldo Medeiros destaca o empenho da direção, coordenação e dos funcionários em prol do evento. “O Sindicato e a Câmara realizam há anos essa homenagem aos trabalhadores, sócios ou não sócios. É nosso primeiro evento pós-pandemia. Esperamos uma grande representação. As homenagens são muito merecidas”, afirma.
Lei – No governo Dilma, em 2013, foi aprovada a Lei que regulamenta a Profissão de comerciário, antiga reivindicação de uma categoria que reúne cerca de 12 milhões de trabalhadores.
MAIS – Informe-se no www.comerciarios.org.br