20.6 C
São Paulo
sábado, 20/04/2024

Confira o que abre no feriado de Corpus Christi

Data:

Compartilhe:

Nesta quinta (8), é feriado de Corpus Christi. Como a data não é feriado nacional, fica a cargo de estados e municípios a definição. Entretanto, se não há legislação local sobre a data, esta é considerada ponto facultativo.

Segundo anunciado pelo governo, os servidores federais terão ponto facultativo na quinta e na sexta-feira, dias 8 e 9 de junho. Já os demais funcionários públicos seguirão a decisão dos governos locais, que em geral adotam o ponto facultativo.

Vale ressaltar que nos casos onde é feriado, quem for contratado em regime de CLT e estiver escalado para trabalhar, deverá receber em dobro o salário proporcional ao dia trabalhado.

Confira o que abre e o que fecha nesta quinta e sexta:

Banco – Agências bancárias estarão fechadas na quinta (8). As áreas de autoatendimento em caixas eletrônicos, atendimento por telefone, aplicativos e internet banking estarão disponíveis. Boletos e carnês com vencimento no dia 8 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo no valor, no próximo dia útil, na sexta, 9 de junho.

Lotéricas – A abertura de agências e casas lotéricas, em geral, ficam a critério do proprietário. Entretanto, a maioria delas também estará fechada na quinta, retomando os atendimentos na sexta (9).

Correios – As agências dos Correios estarão fechadas na quinta-feira (8), mas na sexta-feira (9) já voltarão a operar normalmente. Se necessário, contate a Central de Atendimento dos Correios (CAC) por meio do portal Fale Conosco ou ainda pelo telefone 3003-0100.

INSS – As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia de Corpus Christi. O mesmo acontece com o atendimento humano realizado pelo telefone 135 na quinta-feira. Entretanto, as agências funcionarão normalmente na sexta (9).

Saúde – Os hospitais, serviços de saúde de emergência e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionarão normalmente na quinta-feira (8). Farmácias e drogarias também poderão abrir normalmente, pois se enquadram na lista de serviços essenciais.

Postos de gasolina – Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), todos os postos são obrigados a funcionar de segunda a sábado entre às 6 horas da manhã e às 20h, inclusive em feriados.

Universidades – Diversas universidades públicas, federais e estaduais, também definiram nos seus calendários acadêmicos anuais o dia 8 como sendo feriado. Algumas instituições ainda estenderão o recesso para sexta-feira e sábado.

Comércio – A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio em geral acontece de forma facultativa. Shoppings funcionam em horário especial e os supermercados abrem normalmente.

Com informações das agências.

Conteúdo Relacionado

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...

Portuários fazem paralisação em 14 portos do país

Trabalhadores portuários de diversas regiões do País fizeram uma paralisação de seis horas na manhã de quinta-feira, 18. A ação abrangeu 14 dos 32...

Sindicalismo mantém ganhos reais elevados

Segue alto o índice dos aumentos reais nas negociações coletivas. A avaliação é do Dieese, que publica o boletim mensal "De Olho nas Negociações". O...

Metalúrgicos de Guarulhos vão inaugurar trilha no Clube de Campo

O Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região é a maior e mais completa área de lazer da cidade. E...

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Avanços para os 11 mil trabalhadores em postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro. A Comissão de Negociação, que representa os empregados,...