Mais de 150 lideranças do setor estarão em São Paulo, quarta e quinta (19 e 20), para o VIII Congresso da Confederação da categoria (CNTA Afins). O local é o Hotel Leques, Liberdade, região central. O evento reunirá representações das 56 federações filiadas à CNTA.
Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação, destaca a importância da categoria para o País e o peso estratégico da indústria da alimentação na economia nacional. Ele afirma: “São mais de 1,6 milhão de trabalhadores. Só no setor frigorífico há mais de 500 mil. Daí a relevância desse evento e dos debates que queremos realizar”.
Na pauta do Congresso, discussões sobre negociações coletivas, custeio das entidades, redução da jornada de trabalho e estratégias de ação, entre outros temas. Artur explica: “A partir das diferentes realidades em diversas Regiões devemos construir um plano de ação”.
O Congresso será precedido de eleição da diretoria. Artur Bueno concorre à reeleição. Ele explica que na futura gestão um dos desafios será ampliar a conscientização política. “Nossa categoria precisa ocupar espaços políticos. E, pra isso, a ideia é criar núcleos estaduais. Só conseguiremos avançar as reivindicações ocupando espaços”, ressalta.
Debates – A fim de fornecer informações acerca do cenário nacional e internacional e da posição econômica das empresas, o Congresso terá palestras do Dieese e da UITA – União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação.
Saúde – A CNTA luta pra manter a NR-36 e ampliar suas garantias aos trabalhadores dos frigoríficos.
Ao final, será aprovado documento com as resoluções do Congresso.
MAIS – Acesse o site da CNTA Afins.