25.9 C
São Paulo
quarta-feira, 21/05/2025

Conselho define rumos da campanha salarial

Data:

Compartilhe:

Sábado, dia 20, voltou a se reunir, de forma presencial, o Conselho de Entidades Sindicais (Consind). O evento aconteceu no auditório do Sinpro-SP, com participação dos 25 Sindicatos integrantes e seus delegados. Cerca de 60 delegados e delegadas.

Foi um dia produtivo, cujo foco principal se concentrou na organização da campanha salarial, que busca firmar Convenções Coletivas de Trabalho ou Acordos Coletivos específicos. A meta, afora assegurar direitos e conquistas da categoria, é obter aumento real e normatizar questões ligadas às condições de trabalho. Vale dizer, combate à precarização do trabalho.

A participação ativa no Consind, com propostas e debates, dos cerca de 60 representantes dos Sindicatos de Professores, Professoras e Auxiliares de Administração Escolar referendou uma pauta unitária para os profissionais da educação do Sesi-Senai e Senac, Mantenedores de Ensino Superior e Ensino Básico.

Celso Napolitano, presidente da Fepesp, coordenou a mesa de trabalhos. Ele destacou a unidade das direções sindicais e deu ênfase à necessidade de se mobilizar a categoria em toda a base, em todos os quatro setores.

Quanto ao patronato, com quem se negocia a pauta de cada setor, ele espera um relacionamento civilizado, o que evitaria ter, mais uma vez, que recorrer aos tribunais. “Os Sindicatos têm o respeito das bases porque tratam ao longo do ano de atender às demandas, orientar as lutas e prestar a melhor assistência. Por tudo isso, posso dizer que estou otimista”, enfatizou.

CCT – O professorado paulista do setor privado possui a Convenção Coletiva de Trabalho mais avançada do País – com cláusulas que vão de aumento real de salário, formas adequadas de contratação a melhorias concretas no ambiente escolar. Com a participação de mais de 60 representantes dos Sindicatos de Professores, Professoras e Auxiliares de Administração Escolar, o Consind indicou a necessidade de uma pauta unitária para os profissionais da educação do Sesi-Senai e Senac, Mantenedores de Ensino Superior e Ensino Base.

Ensino Superior – Fruto da vigorosa campanha de 2023, a quase totalidade das cláusulas vale até 2025. Os três eixos apontados no Consind são reajuste com aumento real no salário e PLR (Participação nos Lucros e Resultados); piso salarial e disciplinas ministradas a distância em cursos presenciais.

Educação Básica – Resultado da campanha salarial de 2021, asseguramos até 2025 a maior parte das cláusulas, que suplantam as garantias legais, tais como férias coletivas em julho, recesso sem atividade docente, estabilidade pré-aposentadoria, bolsa de estudo pra si e dependentes (independentemente da carga horária) e garantia semestral de salários. Agora devemos centrar esforços nas cláusulas econômicas, como reajuste e aumento real,

PLR ou abono, pagamento de adicionais por aumento de trabalho, além da regulamentação de novas funções docentes.

Sesi-Senai – Nas duas instituições os acordos precisarão ser negociados e renovados na íntegra. E haverá também negociação em torno das demais reivindicações.

Senac – Junto aos companheiros desta instituição o foco estará nas questões econômicas, pois o acordo assinado em 2023 vale por dois anos.

Assembleias – Cada Sindicato fará assembleias de acordo com as condições locais, em termos de dias e horários, bem como formas. Ou seja, se serão presenciais, com falta abonada ou online. “A deliberação compete à autonomia de cada Sindicato. Queremos, no entanto, chegar a 27 de fevereiro com as quatro pautas, dos quatro setores, já definidas, pra início das negociações”.

Datas – Período definido para as assembleias de lançamento das campanhas salariais: de 19 a 26 de fevereiro. Unificação da pauta: a data-limite é 27 de fevereiro. Cada um dos quatro setores terá sua pauta unificada.

Mais – Sites da Fepesp e dos Sindicatos integrantes.

Conteúdo Relacionado

Sindicato visita posto onde veículo explodiu

O diretor do Sinpospetro-RJ, Reinaldo Pinheiro, já visitou o Posto Parada Certa, em Nova Iguaçu, onde um veículo explodiu enquanto era abastecido com GNV...

Consulta Nacional ouve demandas dos bancários

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT, com 141 Federações e Sindicatos, convoca os bancários a responder Consulta Nacional. Ideia é...

Ensino Superior segue em luta

Professores da rede privada, Ensino Superior, seguem em campanha salarial no Estado São Paulo. Os Sindicatos integrantes da Fepesp convocam assembleias pra deliberar sobre...

Evento das comerciárias reúne 80 mil em SP

Domingo de lazer, música e cidadania em Artur Alvim, Zona Leste. A Praça do Morcegão recebeu 80 mil pessoas, durante a 13ª edição do...

Ganho real aos frentistas de Goiás

A categoria de frentistas têm obtido ganhos reais em todas as negociações coletivas. O Brasil emprega mais de 500 mil trabalhadores no setor, representados...