17.6 C
São Paulo
terça-feira, 22/07/2025

Contag cobra derrubada do veto de Bolsonaro a Auxílio pra rurais

Data:

Compartilhe:

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), Aristides dos Santos, pediu ao Congresso Nacional que rejeite o veto do presidente Jair Bolsonaro à Lei 13.998/20, que estenderia o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 para trabalhadores do campo e agricultores familiares de todo o País.

Conforme a lei aprovada pelo Congresso, o benefício pago aos trabalhadores informais durante a pandemia de Covid-19 seria estendido ao segmento e outras categorias, mas a proposta foi vetada junto com outros dez trechos da lei.

“Não só a agricultura familiar precisa participar e ter apoio deste auxílio, como outras categorias, como previa o projeto. Esta é uma das grandes demandas do momento”, afirma o dirigente. A derrubada do veto foi a principal demanda do setor, durante reunião da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar na terça (2), por teleconferência.

Aristides dos Santos destacou que mais de 60% dos brasileiros consomem alimentos vindos da agricultura familiar, que precisa de apoio para superar as dificuldades decorrentes do avanço da pandemia.

A coordenadora da Regional Sudeste da Contag, Alaíde Bagetto, chamou atenção para a dificuldade para os agricultores familiares comercializarem seus produtos especialmente no período de isolamento social. “Com a pandemia, a maioria dos municípios fecharam as feiras, que eram o ponto de comercialização da agricultura familiar nos municípios. A gente vê situações de pessoas perdendo as mercadorias porque não conseguem comercializar”, observa. Ela também defendeu a isenção do pagamento de energia elétrica por agricultores familiares durante a pandemia.

Juros altos – Representantes da Contag e da Fetag (Federação de Trabalhadores na Agricultores) reclamaram ainda das altas taxas de juros nas ofertas de crédito para os agricultores familiares já anunciadas pelo governo; da dificuldade de liberação de crédito fundiário para que os agricultores brasileiros possam comprar terras e construir casas; e da falta de internet nas regiões rurais.

Mais – Acesse o site da Contag

Conteúdo Relacionado

Sindmotoristas cobra Tarcísio sobre ataques

Segue a onda de depredações no Estado de São Paulo. Já são mais de 800 ataques, com pedras e bolinhas de gude, desde 12...

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...