A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares promove até quinta seu 13º Congresso Nacional. Pela primeira vez, em 57 anos, a atividade é virtual, devido à pandemia da Covid-19. Mais de três mil agricultores participam.

A ex-presidente Dilma participou da abertura, terça (6), além dos presidentes das Centrais CUT e CTB. Todos reforçaram a importância da Contag na defesa das famílias do campo.

“Para os povos do campo, o período é ainda mais difícil, pois estão distantes de hospitais e faltam medidas de incentivo à agricultura familiar. Sem recursos ao setor, responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, os preços sobem e a fome aumenta. Precisamos lutar pela reconstrução do País”, alertou Dilma.

A Contag representa 15,7 milhões de agricultores familiares e 10 milhões de ocupações associadas. Mais de quatro mil Sindicatos e 27 Federações integram a Confederação, presidida por Aristides Santos.

O 13° Congresso debate o Plano Sustentar com três eixos: gestão administrativa/financeira, formação e comunicação. Os debates definem um plano de ação. O contexto da pandemia, com a luta pela vacinação em massa e a defesa do SUS, também estimula os debates.

Presidente da Contag, Aristides Santos destaca que a entidade defende o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Com a pandemia, a luta se tornou uma bandeira prioritária.

O Congresso acontece num momento desafiador frente à pandemia e aos impactos na vida nacional. Diz Aristides: “Estamos discutindo os impactos no campo, vacina pra todos, sustentação financeira com foco na representatividade, entre outros temas de interesse da categoria. Tenho certeza que, a partir das proposições na nossa maior instância deliberativa, apontaremos os atuais e próximos passos da Agricultura Familiar brasileira”, completa.

ELEIÇÃO – Os congressistas elegerão a nova direção da Contag. Chapa única “Unidade, Luta e Resistência: vida em primeiro lugar!”, encabeçada por Aristides, participa do pleito.

Mais – Acesse o site da Contag.