20.6 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

CTB convoca ato “Ditadura nunca mais” no Largo S. Francisco

Data:

Compartilhe:

Marcado para sábado, dia 23, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e os movimentos sindicais que fazem parte das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo convocam para o ato “Ditadura nunca mais” em defesa da democracia. Acontece às 15 horas, no Largo São Francisco, em frente à Faculdade de Direito da USP, no centro de São Paulo. Local é símbolo de resistência ao golpe de 64. Mobilização relembra os 60 anos do golpe militar.

Rene Vicente dos Santos, vice-presidente da CTB, diz: “A presença dos movimentos sindicais neste ato é de suma importância para que possamos reavivar o debate com a classe trabalhadora a respeito dos 60 anos do golpe, que implicou no sentido da retirada de direitos, congelamento e arrocho salarial e na intervenção dentro dos Sindicatos durante os 21 anos. É importante relembrar este passado trágico, lutar para que não volte a acontecer jamais e avançar para construir um País democrático, soberano, com desenvolvimento e valorização do trabalho e distribuição de renda para o povo”.

O ato vai pedir, ainda, pela punição aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023. Até o momento, 80 pessoas que participaram da invasão e destruição das sedes dos três poderes em Brasília foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal – STF. Outra bandeira que estará presente na manifestação é o pedido fim do genocídio na Palestina.

“A CTB espera que esse ato tenha a participação expressiva da sociedade, representado em todas as capitais do País pelos movimentos sociais e partidos políticos que defendem a democracia verdadeiramente para que nós possamos denunciar a o golpe militar de 64”, afirma Rene.

Ele continua: “Estaremos clamando pelo desenvolvimento do País, para que o povo seja atendido e para que, efetivamente, consigamos construir uma nação democrática, soberana e plural, que tenha no centro do debate o bem-estar da população. Que combata a desigualdade”.

MAIS – Site da CTB e dos movimentos sindicais.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...