CUT chega aos 40 anos e comemora

0
91

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza sábado, 26, festa de aniversário. A maior Central Sindical da América Latina, que tem Lula entre seus fundadores, completará 40 anos segunda, 28 de agosto.

A festa, que tem caráter público e de massas, acontecerá na Praia Grande (Litoral de SP) e contará com atividades artísticas e culturais, feiras gastronômica e de artesanato, entre outras atrações.

A participação popular é livre. O local é a Avenida dos Sindicatos, 523, Bairro Nova Mirim, em frente à Colônia de Férias do Sindicato Sinergia.

A festa será entremeada por falas de dirigentes históricos da Central, lideranças atuais e dirigentes de movimentos populares, além de autoridades e convidados.

História – A festa acontecerá na cidade onde, em 1981, aconteceu a primeira Conclat (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras), raiz da CUT e de outras Centrais Sindicais.

Sessão solene – No próprio dia 28, às 10h, a Câmara dos Deputados realizará sessão solene alusiva às quatro décadas de fundação da CUT. A homenagem é iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP), que presidiu a Central entre 1994 e 2000.

Outras homenagens à CUT já estão previstas em parlamentos espalhados pelo Brasil, como nas assembleias legislativas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Democracia – Sérgio Nobre, presidente nacional da entidade, agradeceu às honrarias e reforçou o papel dos representantes eleitos pela população. “São parlamentares que sempre estiveram e estarão ao lado da CUT na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora brasileira. Porque direitos e democracia não se separam e são construídos pela luta dos trabalhadores e das trabalhadoras,” ele declarou.

Segundo consta no site da Central, seus números atuais são: 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de associados(as) e 25,8 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na base.

Veja a programação da festa na Praia Grande

– Na rua, a partir das 17h:
Feira de Artesanato, Oficinas de Técnicas de Grafitti, Slam (batalhas) de Poesias

– No palco, a partir das 18h:
Show do grupo Os D’Jorge (samba)
Apresentação da bateria e passistas da Escola de Samba Unidos do Peruche
Ato comemorativo dos 40 anos da CUT com dirigentes sindicais, autoridades e convidados.
Show de encerramento da banda IRA!

MAIS – Acesse o site a CUT São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui