Dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Comerciário. Para celebrar a data, a Assembleia Legislativa do Estado de SP realizará Sessão Solene dia 31 (sexta), no Plenário Juscelino Kubitscheck, a partir das 19 horas. O evento foi proposto pelo deputado estadual e ex-vereador Antônio Donato (PT).
Além de Donato, também devem marcar presença os deputados federais Carlos Zarattini (PT-SP) e Luiz Carlos Motta (PL-SP). Ambos já foram deputados estaduais em São Paulo, sendo que Motta é comerciário por profissão e presidente da Fecomerciários, federação que representa a categoria no Estado.
Já Zarattini, ex-metroviário, foi secretário-geral do Sindicato dos Metroviários por duas vezes e, quando vereador, entre 1995 e 1996, foi o propositor do Projeto de Lei que criaria o Bilhete Único, aprovado na Câmara Municipal, mas que foi vetado pelo então prefeito Paulo Maluf.
Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de SP, pretende ressaltar, na ocasião, a luta pelo fim da escala 6×1, qualificação profissional, capacitação da categoria, adequação dos mercados às novas tecnologias, entre outros temas. Ele diz: “Estão tirando emprego de pessoas para trocar por caixas de autoatendimento. Precisamos lutar para manter esses empregos e adequar a categoria a essa nova realidade”.
Patah também ressalta a importância dessa data: “Trata-se de um marco na luta pela redução da jornada de trabalho. Somos uma categoria fundamental e estratégica para a sociedade”.
Origem – Em 30 de outubro de 1932 ocorreu uma manifestação histórica no Rio de Janeiro, que levou à assinatura, pelo presidente Getúlio Vargas, do Decreto-Lei nº 4.042. Texto estabeleceu a jornada diária de 8 horas e o descanso semanal remunerado para os comerciários. Esse dia marca uma grande vitória dos trabalhadores do Comércio em busca de melhores condições de trabalho.
Em 14 de março de 2013, a Lei nº 12.790 foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, regulamentando a profissão do Comerciário e consolidando o Dia do Comerciário como data oficial.
MAIS – Site do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.









