O Diap lançou edição atualizada da Cartilha que orienta sobre as eleições municipais. Elaborada pela equipe do órgão, sob coordenação do ex-diretor de Documentação, Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), ela é dividida em dois blocos: para candidatos e eleitores.
Em contato com a Agência Sindical, Toninho destacou a importância do documento para o processo eleitoral nacional. PRINCIPAIS PONTOS:
Eleitores – Orientações auxiliam na escolha dos candidatos, no sentido de que o voto leve em consideração os programas e os compromissos do postulante.
Conscientização – Publicação orienta eleitor pra que vote motivado pelos interesses públicos da comunidade. Estimula o cidadão a exercer seu poder de voto de forma consciente.
Candidatos – Orienta a definição da estrutura da campanha, motivação, perfil e atributos da candidatura. Fornece dados sobre a legislação referentes ao pleito eleitoral e exercício das funções públicas. Auxilia na visão global e estratégica das etapas da campanha. Desde o financiamento até a prestação de contas, conforme a legislação.
Voto consciente – Um dos tópicos centrais. “As eleições definem os melhores na perspectiva do interesse público. Deixamos claro que o voto tem consequência. Se a escolha for ruim, serão quatro anos com representantes que poderão ser nossos algozes. Se a escolha for adequada, poderá trazer benefícios efetivos para a comunidade”, afirma Toninho.
Carta-compromisso – No anexo, o Diap disponibiliza manifesto para assinatura dos candidatos. Quatro tópicos: 1) Ética na condução do mandato; 2) Transparência e prestação de contas; 3) Lealdade ao programa partidário; 4) Compromisso, participação e consulta ao eleitorado.
Toninho explica: “Após assinatura da Carta, os candidatos podem, voluntariamente, registrar em cartório ou divulgar publicamente, documentando-a de algum modo, como forma de se comprometer com os valores e propostas ali manifestados.”
Cartilha – É virtual, de livre reprodução. Clique e acesse.
MAIS – Site do Diap.