24.4 C
São Paulo
domingo, 8/12/2024

CNTEEC homenageia professor Oswaldo

Data:

Compartilhe:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) reuniu sua diretoria em assembleia dia 28. A atividade, realizada de forma híbrida (presencial e virtual), foi conduzida pelo novo presidente Claudio Figueroba e homenageou o professor Oswaldo Augusto de Barros, falecido em abril.

Na abertura dos trabalhos, Figueroba expôs a relevância do momento. Ele diz: “Assumi a presidência da Confederação pela triste perda do professor. Mas conto com a colaboração de todos para seguir em frente e tomar as melhores decisões em defesa dos trabalhadores”.

Homenagem – Além de tratar da pauta geral, os dirigentes fizeram bela homenagem a Oswaldo. Vídeo exibido apresentou depoimentos de sindicalistas sobre a contribuição do professor para história da entidade.

“Oswaldo faz e vai continuar fazendo muita falta. Mas precisamos seguir. Ele cumpriu sua missão e nós precisamos continuar a nossa”, destacou o novo presidente.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/albuterol.html

Por sugestão de Figueroba, foi aprovado que uma das salas da sede em Brasília passe a chamar “Professor Oswaldo Augusto de Barros”.

Reforma – Ponto polêmico, a proposta de atualização apresentada pelo Fórum das Centrais, também foi ponto de pauta. Os dirigentes consideraram inaceitáveis itens como a extinção do movimento sindical de grau superior (Federações e Confederações); e a limitação da soberania das assembleias e das negociações dos Sindicatos – pela proposta apresentada, a negociação nacional feita pelas Centrais iria se sobrepor às negociações coletivas dos Sindicatos.

O advogado e assessor jurídico da Confederação, dr. Cristiano Meira, detalhou pontos da proposta. “O que diferencia o Sistema Confederativo é o poder da Convenção Coletiva de Trabalho. O importante poder da negociação.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/augmentin.html

E isso deve permanecer como consta no art.8° da Constituição Federal”.

Ao final, ficou decidido apoio a uma reestruturação sindical nos moldes do Projeto de Lei nº 5.552/2019, do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST).
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/premarin.html

O PL, apresentado pelo deputado federal Lincoln Portela (PL/MG), pretende regulamentar o art. 8º da Constituição Federal com a manutenção do Sistema Confederativo.

Mais – Acesse a página da CNTEEC.

Conteúdo Relacionado

Semifinal do Futsal vai movimentar o Clube dos Metalúrgicos domingo

Faltam apenas dois domingos para o campeão do 18º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região ser conhecido. Semifinal acontece neste domingo,...

Vigilantes de todo o Brasil se reúnem em SP

A vigilância privada seguia lei de 1983. Lei 7.102. Porém, de lá até hoje, o setor mudou muito e precisa operar em novas condições...

Metalúrgicos veem avanços nas negociações

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP fechou acordos coletivos com a maioria dos Grupos patronais, beneficiando as bases dos 54 Sindicatos. Em...

Greve na PepsiCo fortalece redução da jornada

Acordo durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, na tarde desta segunda (2/11), pôs fim à paralisação de oito dias na...

Jornal do Engenheiro debate demandas da categoria

Já circula a 585ª edição do Jornal do Engenheiro, do Sindicato da categoria no Estado de SP. Informativo digital aborda o cenário da construção...