13.2 C
São Paulo
domingo, 21/07/2024

CNTEEC homenageia professor Oswaldo

Data:

Compartilhe:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) reuniu sua diretoria em assembleia dia 28. A atividade, realizada de forma híbrida (presencial e virtual), foi conduzida pelo novo presidente Claudio Figueroba e homenageou o professor Oswaldo Augusto de Barros, falecido em abril.

Na abertura dos trabalhos, Figueroba expôs a relevância do momento. Ele diz: “Assumi a presidência da Confederação pela triste perda do professor. Mas conto com a colaboração de todos para seguir em frente e tomar as melhores decisões em defesa dos trabalhadores”.

Homenagem – Além de tratar da pauta geral, os dirigentes fizeram bela homenagem a Oswaldo. Vídeo exibido apresentou depoimentos de sindicalistas sobre a contribuição do professor para história da entidade.

“Oswaldo faz e vai continuar fazendo muita falta. Mas precisamos seguir. Ele cumpriu sua missão e nós precisamos continuar a nossa”, destacou o novo presidente.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/albuterol.html

Por sugestão de Figueroba, foi aprovado que uma das salas da sede em Brasília passe a chamar “Professor Oswaldo Augusto de Barros”.

Reforma – Ponto polêmico, a proposta de atualização apresentada pelo Fórum das Centrais, também foi ponto de pauta. Os dirigentes consideraram inaceitáveis itens como a extinção do movimento sindical de grau superior (Federações e Confederações); e a limitação da soberania das assembleias e das negociações dos Sindicatos – pela proposta apresentada, a negociação nacional feita pelas Centrais iria se sobrepor às negociações coletivas dos Sindicatos.

O advogado e assessor jurídico da Confederação, dr. Cristiano Meira, detalhou pontos da proposta. “O que diferencia o Sistema Confederativo é o poder da Convenção Coletiva de Trabalho. O importante poder da negociação.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/augmentin.html

E isso deve permanecer como consta no art.8° da Constituição Federal”.

Ao final, ficou decidido apoio a uma reestruturação sindical nos moldes do Projeto de Lei nº 5.552/2019, do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST).
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/premarin.html

O PL, apresentado pelo deputado federal Lincoln Portela (PL/MG), pretende regulamentar o art. 8º da Constituição Federal com a manutenção do Sistema Confederativo.

Mais – Acesse a página da CNTEEC.

Conteúdo Relacionado

Portaria de Marinho é lesiva aos frentistas

O Brasil possui perto de 500 mil trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência.  A categoria, por atuar em ambiente insalubre, recebe...

Metalúrgicos do ABC fazem Arraiá

Mais uma entidade promove Festa Julina. Agora, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O arraiá da categoria acontecerá dia 19 e 20 (sexta e...

Sindicatos devem atualizar cadastro no MTE

Sindicatos, Federações e Centrais devem atualizar dados no Ministério do Trabalho e Emprego. Em 1º de julho, foi publicado no Diário Oficial da União...

Comerciários/UGT promovem Mutirão e Encontro Nacional

Dois fatos marcarão o calendário dos Comerciários de São Paulo e também da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central à qual o Sindicato é...

Engenharia propõe “Cidades Inteligentes”

O projeto “Cresce Brasil, Mais Engenharia, Mais Desenvolvimento” é a mais bem estruturada iniciativa sindical rumo ao desenvolvimento, à soberania e ao avanço tecnológico...