Segundo pesquisa do Instituto Opinião, divulgada no portal Congresso em Foco, 57,6% dos brasileiros acreditam que o presidente Jair Bolsonaro pretende dar um golpe de Estado. Porém, 74,5% dos entrevistados dizem preferir sempre a democracia.

Na avaliação de 10,3% dos entrevistados, “em certas circunstâncias”, é melhor ditadura que um regime democrático e 5,3% entendem que “tanto faz”. O Instituto Opinião mostra também que 43% acreditam que o presidente da República tentou intimidar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) com o desfile de tanques do exército no mesmo dia da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso.

Covid-19 – Para 61,3% das pessoas ouvidas, o presidente Bolsonaro é culpado pela morte dos quase 600 mil brasileiros pela pandemia da Covid-19, enquanto 23,8% dizem que Bolsonaro é o principal responsável por essa elevação no número de mortes. Na avaliação de 34,1%, Bolsonaro não tem qualquer culpa.

Além disso, a pesquisa mostra que nem só os ataques à democracia preocupam.

É grande o descontentamento popular com a condução econômica pelo governo federal, orquestrada pelo ministro da Economia Paulo Guedes: 73,1% disseram estar insatisfeitos com os rumos da economia nacional e 19,4% manifestaram satisfação.

Mais – Acesse o site Congresso em Foco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui