21.5 C
São Paulo
sábado, 21/12/2024

Colunista Elio Gaspari erra e espalha confusão

Data:

Compartilhe:

 

“A volta do imposto sindical”. Essa chamada titula a parte final da coluna de Elio Gaspari, na Folha deste domingo, página A-10.

Jornalista e historiador, ele afirma: “Com a mão do gato, arma-se a volta do imposto sindical, embutido num projeto que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados”.

Alguns problemas do influente jornalista: o texto parte de informação errada, plantada na mídia, maliciosamente, por três representantes do setor empresarial comercial.

Prossegue: “O Sindicato que presta bons serviços a seus associados e negocia direito um dissídio”… Parem as máquinas, pois dissídio é justamente a negação da negociação. O impasse é decidido na Justiça do Trabalho.

STF – Quando um jornalista está sem assunto, ele atira pedra do Supremo. Escreve o autor de interminável história da ditadura militar: “Eis que os Sindicatos foram ao Supremo Tribunal Federal e lá decidiu-se que a cobrança de uma contribuição de todos os trabalhadores de uma categoria é constitucional”.

O fato: a decisão do Supremo, de setembro passado, tem origem em denúncia do Ministério Público do Trabalho contra um Sindicato grande, e atuante, do Paraná.

Elio Gaspari não perderia a oportunidade de, ao passar informação errada e esparramar confusão, encontrar, ainda,  um culpado por tudo isso. O culpado é Getúlio Vargas.

CONSUMIDOR – Queixas podem ser enviadas para ombudsman@grupofolha.com.br – 0800-015-9000

Conteúdo Relacionado

Lançada cartilha sobre trabalho decente no comércio

O Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região lançou o terceiro volume da cartilha “Trabalho Decente no Comércio”, de autoria do presidente da entidade,...

Escolta obtém aumento real

O SindForte informa a base da escolta armada. Terça, 17, foi firmado o acordo coletivo no setor.Aumento salarial de 5,5% a partir de 1º...

Emprego, PIB e renda definem 2024

O País vai bem nos itens crescimento do PIB, Emprego e Renda. Mas há problemas com juros altos e descontrole do dólar, pelo BC,...

METRÔ DESABA EM SP

Ruiu mais uma obra do metrô privatizado em SP. Na linha 6, pela terceira vez, terça, dia 12.

Marinho defende CLT e Mínimo

“O País prefere a CLT”. Essa manchete abre a entrevista do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, à revista Veja do último final...