17.2 C
São Paulo
sexta-feira, 14/06/2024

Comerciários paulistas reafirmam sindicalismo forte e cidadão

Data:

Compartilhe:

A Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo acaba de realizar seu mais importante evento, o Congresso anual. A edição deste ano foi a 28ª. O local é o plenário da Colônia de Férias da Fecomerciários, em Praia Grande, Litoral.

Preside a entidade Luiz Carlos Motta, que também é deputado federal pelo PL-SP. Nas categorias urbanas, os comerciários paulistas formam a mais numerosa.

Os delegados ao Congresso – que durou de 21 a 22/9, elegeram um conjunto de 10 deliberações, centradas na ação sindical e no fortalecimento das entidades e da base. Essas decisões (ver abaixo) também apontam na ampliação da ação sindical e cidadã dos filiados, em todo o Estado.

Defensora do modelo sindical estipulado na Constituição de 1988, o Congresso da Federação dos Comerciários, em seu item VI, delibera: Unir forças para assegurar ao Sistema Confederativo participação efetiva nas decisões em tramitação acerca do anunciado novo Sistema Sindical.

Além de outros convidados, o encerramento do Congresso teve a presença de Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, e Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários da Capital e da UGT.

Os debates reuniram cerca de 500 pessoas, que representaram os 72 Sindicatos filiados à Federação.

Deliberações do 28º Congresso da Fecomerciários SP:

1) Implementar em toda a base sindical comerciária paulista as decisões setoriais que integram o Projeto Fênix.

2) Incrementar as campanhas de sindicalização permanentes com a valorização das ações sindicais, do fornecimento de benefícios e do oferecimento de serviços prestados à categoria pelos Sindicatos Filiados.

3) Identificar nos quadros dos Sindicatos Filiados e nos locais de trabalho candidatos e candidatas aptos e dispostos a concorrerem às Eleições Municipais de 2024.

4) Criar agendas para as nove Regionais da Federação com o objetivo de promover uma espécie de intercâmbio entre as mesmas para estimular as trocas de ideias a fim de encontrar resoluções para problemas junto às questões comerciárias por meio de reuniões periódicas a serem feitas com os seus coordenadores.

5) Aprimorar os conhecimentos dos dirigentes sindicais comerciários paulistas principalmente diante do preparo necessário para obter subsídios efetivos sobre o setor do comércio a fim de assinar Campanhas Salariais Vitoriosas com o fortalecimento das Convenções Coletivas de Trabalho.

6) Unir forças para assegurar ao Sistema Confederativo participação efetiva nas decisões em tramitação acerca do anunciado novo Sistema Sindical.

7) Avançar no objetivo de instalar na base sindical comerciária paulista núcleos educativos voltados para a capacitação de dirigentes, assessores e funcionários dos 72 Sindicatos Filiados à Federação, com a possibilidade de fundarmos a nossa Universidade Sindical-Corporativa.

8) Acompanhar as matérias sindicais e trabalhistas em tramitação no Congresso Nacional na intenção de construirmos uma Força Comerciária Unitária para lutarmos, com o Deputado Federal, Luiz Carlos Motta, contra retroces05sos às entidades sindicais e à classe trabalhadora.

9) Renovar a noção de comerciários representados com atenção especial ao crescimento do e-commerce e à implementação do trabalho por plataforma de consumo no Brasil, dado que os comerciários são maioria nesta forma de trabalho.

10) Agilizar a comunicação sindical impressa e eletrônica na base sindical comerciária paulista.

Ricardo Patah (UGT) fala aos delegados do evento

MAIS – Acesse o site da Fecomerciários-SP.

Conteúdo Relacionado

Trabalhadores da Eletrobras deflagram greve por tempo indeterminado

80% do quadro adere à paralisação e dá remédio amargo aos patrões que não quiseram negociarOs trabalhadores do grupo Eletrobras estão de braços cruzados...

Bancários querem aumento real de 5%

Avança a campanha salarial do ramo financeiro ligado à Contraf-CUT. Um ponto alto foi a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, encerrada...

“É o meu maior prêmio”, diz Ricardo Kotscho

Sexta, 7, no Dia da Liberdade de Imprensa, o jornalista Ricardo Kotscho recebeu o troféu Audálio Dantas, na Câmara Municipal de São Paulo. A...

Sinpro realiza encontro das Católicas

Aconteceu entre 7 e 8 de junho o Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas. Evento foi organizado pelo Sinpro Campinas, em...

Adriana Marcolino assume a direção-técnica

Fundado em 1955, o Dieese vive uma situação inédita, com duas mulheres no comando principal da entidade. Na presidência, a sindicalista Maria Aparecida Faria,...