Foi um sucesso o Encontro de Mulheres Metalúrgicas do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Sexta (14), evento reuniu mais de 120 trabalhadoras de várias fábricas, além de dirigentes sindicais, deputado estadual, vereador e representante de entidade em defesa da mulher.
O evento foi organizado pelo Departamento Feminino e da Juventude do Sindicato, com tema “Mulheres Metalúrgicas juntas contra a violência”. Também foi discutida a Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres na mesma função.
Na abertura, o presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) ressaltou a importância das mulheres no movimento sindical e nas lutas sociais. Ele lembrou que o Sindicato não atua apenas em prol dos direitos trabalhistas da categoria. Cabeça afirma: “A luta do sindicalismo é todos os dias. O Sindicato dos Metalúrgicos também sai do chão da fábrica pra lutar por Guarulhos, pelas questões sociais da população, em defesa do trabalhador de qualquer área da nossa base e pela dignidade às mulheres”.
Palestra – Rosmary Corrêa, a Delegada Rose, foi a palestrante. Ela alertou sobre as formas de violência contra mulher e destacou a importância das leis que respaldam as vítimas, como também punem os agressores. Rose foi a primeira mulher titular de uma delegacia dedicada às questões femininas no Estado de São Paulo.
Departamento – Roseli Lima, diretora da entidade e coordenadora do Departamento Feminino, faz um balanço positivo: “Realizamos um grande evento. Vi alegria no rosto de todas as participantes. A delegada Rose agregou muito conhecimento e conteúdo”.
MAIS – Site dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.