Evento virtual comemora 29 anos da Lei de Cotas nesta sexta

0
845

A Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, completa 29 anos nesta sexta (24). Para marcar a data, será realizado evento virtual das 14 às 20 horas. O Sindicato dos Comerciários de São Paulo é um dos organizadores.

“Neste ano faremos uma arena virtual, por meio das redes sociais, devido à pandemia”, explica Cremilda Bastos Cravo, diretora da secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato.

Programação – A atividade começa às 14 horas com o debate “Trabalho – Um Direito de Todos”. Das 17 às 18 horas, a cantora Sara Bentes se apresenta na live-show “Festival sem Barreiras”. Das 19 às 20 horas, Marinalva Cruz, secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, comanda o show cultural de artistas com deficiência.

No encerramento será lida a “Carta de São Paulo”, documento anual que relembra as conquistas e reforça as novas lutas e desafios. Todas as atividades terão os recursos de acessibilidade.

Inclusão – Auditor Fiscal do Trabalho José Carlos do Carmo, conhecido como Kal, é um dos organizadores do evento. Ele atua no Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP. Segundo ele, ainda falta um longo caminho. “A Lei de Cotas é a principal ferramenta para enfrentar o preconceito e colocar essas pessoas no mercado de trabalho”, ele destaca.

Criada para garantir a inclusão, a Lei de Cotas determina a contratação de um percentual de pessoas com deficiências e reabilitados da Previdência Social nas empresas, de acordo com o número de funcionários.

Apesar dos avanços, a Lei ainda não é cumprida por grande parte dos empregadores e há muito a se fazer para que de fato consiga incluir a classe trabalhadora com deficiência no mundo do trabalho. “Atualmente, cerca de 50% das vagas são preenchidas. Isso representa mais de 400 mil pessoas com deficiência empregadas. Ainda é pouco. Temos um longo caminho”, diz Kal.

Sindicato – Cremilda convida outros Sindicatos a participarem da iniciativa. “Seria muito importante que outras entidades apoiassem essa luta e participassem da discussão para conseguir avançar ainda mais”, ela reforça.

Confira a programação

14 às 15 horas – Webinar Trabalho – Um Direito de Todos.

Mediador José Carlos do Carmo (Kal) – coordenador da Câmara Paulista para Inclusão e do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal da SRTE/SP – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo;

17 às 18 horas – Live-show de esquenta Festival sem Barreiras, apresentação Sara Bentes;

19 às 20 horas – Show cultural com artistas com deficiência, apresentação Marinalva Cruz, Secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo.

Transmissão – Facebook da Câmara Paulista de Inclusão @camarainclusao e do Espaço da Cidadania.