Entrega do Troféu Audálio Dantas será dia 6

0
220

Cerimônia de entrega do Troféu Audálio Dantas 2023 ocorre dia 6 de junho (terça) na Câmara Municipal de São Paulo, às vésperas do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Prêmio homenageará seis jornalistas que se destacam contra as injustiças e semeiam esperança: Bruno Paes Manso, Gregório Duvivier, Juliana Dal Piva, Leonardo Sakamoto, Rene Silva e Valmir Salaro. São cinco jovens do jornalismo profissional e um veterano repórter consagrado.

Cerimônia começa às 19 horas. Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança. Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. Viaduto Jacareí, 100, Centro.

O evento ainda celebrará o Dia do Jornalista (7 de abril) e o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa (7 de junho). O troféu é uma escultura de Roger Matua, a partir de um desenho de Laerte.

O prêmio tem curadoria da Família Kunc Dantas, OBORÉ e conta com apoio da Agência Sindical, ABI, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de SP, Associação Paulista de Jornalistas Veteranos, Associação Profissão Jornalista, Canal da Praça, Centro da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Centro Acadêmico Benevides Paixão-PUC/SP, Centro Acadêmico Lupe Cotrim – ECA/USP, Centro Acadêmico Vladimir Herzog – Cásper Líbero, Coletivo Amigos de Paúba, Coletivo Café Sem Pauta, Colibri & Associados Comunicações, Constructo, Escola de Ensino Fundamental Vladimir Herzog, Federação dos Professores do Estado – Fepesp, Fenaj, Gabinete Vereador Eliseu Gabriel, Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil, Instituto Elifas Andreato, Instituto Premier, Instituto Vladimir Herzog, Jornalistas & Cia, Projeto Repórter do Futuro, Rede Nacional de Observatórios de Imprensa, Ricardo Viveiros & Associados, Sindicato dos Professores de SP, Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Prazo – Entidades interessadas em associar-se às homenagens poderão fazê-lo através do e-mail [email protected] ou WhatsApp (11) 97360.1975.

HISTÓRIA – A primeira e única edição do prêmio jornalístico “Indignação, Coragem, Esperança”, criado por iniciativa da Agência Sindical, Barão de Itararé e OBORÉ, foi entregue ao próprio Audálio em 8 de julho de 2017, dia do seu aniversário de 88 anos.
Após seu falecimento, em 30 de maio de 2018, o Troféu foi rebatizado, ganhou novas adesões de entidades e se tornou um prêmio unitário com o propósito de lembrar a importância do Audálio em momentos cruciais da história recente do Brasil e iluminar a trajetória de jornalistas que lutam pela democracia e contra as injustiças.
Conhecido como o repórter que revelou Carolina Maria de Jesus e seu Quarto de Despejo: diário de uma favelada, Audálio Dantas presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e organizou junto a defensores da democracia o ato ecumênico por Vlado, na Catedral da Sé, em 1975. Em 9 de Junho de 2008, ele recebeu da Câmara, através do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o título de Cidadão Paulistano.

Prêmio Audálio DantasAudálio Dantas iniciou sua carreira como fotógrafo na Folha de S.Paulo e passou pelos mais importantes veículos do seu tempo. Integrou as equipes de O Cruzeiro, Realidade, Veja e Quatro Rodas. Além de As Duas Guerras de Vlado Herzog (2012), Audálio é autor de outros livros, como O Tempo de Reportagem (2012), A Infância de Ziraldo (2012), O Menino Lula (2005), Graciliano Ramos (2005) e Repórteres (1997).

Serjão – Personagem central dessa história é o jornalista Sérgio Gomes (o Serjão), que também é figura decisiva na organização e concessão do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Um dos fundadores da Oboré, Sérgio Gomes é praticamente o criador de moderna imprensa sindical brasileira.

O jornalista João Franzin, coordenador da Agência Sindical, afirma: “O que eu aprendi no jornalismo sindical devo ao Sérgio Gomes, por quem nutro imenso respeito. Quanto a Audálio, eu o considero um herói da minha geração”. Para Franzin, “Sergião e Audálio são seres humanos em quem só encontramos retidão, coragem e dignidade”.

Informações – https://obore.com