17.2 C
São Paulo
domingo, 21/07/2024

Espaço da Cidadania faz encontro anual

Data:

Compartilhe:

Na manhã de hoje, 25, acontece o XV Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão. O local é o Sincovaga, rua 24 de Maio, 35, 16º andar, Centro, SP.

O Espaço da Cidadania é pioneiro na questão da Pessoa com Deficiência (PcD). Ao longo dos anos, atua pela implementação da Lei 8.213/91, que institui cotas, graduais, de 2% a 5%, para empresas a partir de 100 empregados.

Agência Sindical ouviu o dirigente metalúrgico Carlos Aparício Clemente, um dos fundadores do Espaço e seu coordenador.

REENCONTRO – “Será nosso primeiro encontro presencial pós-pandemia. Ideia é reunir gente que debate e luta pela inclusão das pessoas com deficiência, em vários espaços, como Sindicatos e os próprios locais de trabalho. São pessoas que defendem a lei, conhecem as armadilhas contra a lei, procuram difundir o linguajar adequado sobre a questão”.

DADOS – “O Brasil mal emprega 500 mil pessoas com deficiência, enquanto o contingente, segundo o Censo Demográfico de 2010, em idade de trabalho, era de 31 milhões”.

BOLSONARO – “O governo quis reduzir o percentual obrigatório. Também tentou trocar a contratação por uma taxa a ser recolhida pela empresa ao próprio governo”.

CENÁRIO – “A mudança de governo, mentalidade e de compromissos abre perspectivas e nos deixa mais tranquilos quanto à integridade da Lei”.

SALÁRIO – “Hoje, a maioria dos contratados pela Lei de Cotas ganha entre um e um e meio salário mínimo. Quanto à escolaridade, ela reproduz o padrão nacional. Por exemplo: 17,5% das pessoas com deficiência têm ensino superior completo”.

EXPERIÊNCIAS – “O Encontro será também pra trocar experiências, apontar avanços e incluir no mercado essas pessoas, que podem falar por si. Não queremos falar por elas”.

• SINCOVAGA (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, de Mercados, Armazéns, Mercearias, Empórios, Mercadinhos, Quitandas, Frutarias, Sacolões, Laticínios, Minimercados, Supermercados, Hipermercados, Adegas, Tabacarias, Bombonieres, Lojas de Bebidas, de Ração Animal, de Suplemento Alimentar, de Produtos Naturais, de Dietéticos, de Congelados, de Delicatessem, e de Conveniência, do Estado de SP) Fundado em 1931.

• ESPAÇO DA CIDADANIA. Rua Erasmo Braga, 307, Osasco, SP. Telefone 11 3685.0915.

Conteúdo Relacionado

Portaria de Marinho é lesiva aos frentistas

O Brasil possui perto de 500 mil trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência.  A categoria, por atuar em ambiente insalubre, recebe...

Metalúrgicos do ABC fazem Arraiá

Mais uma entidade promove Festa Julina. Agora, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O arraiá da categoria acontecerá dia 19 e 20 (sexta e...

Sindicatos devem atualizar cadastro no MTE

Sindicatos, Federações e Centrais devem atualizar dados no Ministério do Trabalho e Emprego. Em 1º de julho, foi publicado no Diário Oficial da União...

Comerciários/UGT promovem Mutirão e Encontro Nacional

Dois fatos marcarão o calendário dos Comerciários de São Paulo e também da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central à qual o Sindicato é...

Engenharia propõe “Cidades Inteligentes”

O projeto “Cresce Brasil, Mais Engenharia, Mais Desenvolvimento” é a mais bem estruturada iniciativa sindical rumo ao desenvolvimento, à soberania e ao avanço tecnológico...