Quarta, 10, aconteceu a primeira reunião de negociação da Campanha Salarial 2025, na Fiesp, em São Paulo. Encontro marcou o início das tratativas após entrega oficial da pauta de reivindicações, no último dia 4, e reforçou a estratégia de independência em relação às negociações do Sindicato, que representa os funcionários não-docentes do Sesi e Senai.
Celso Napolitano, presidente da Fepesp, destaca a importância de priorizar as cláusulas econômicas. Ele diz: “Nossa pauta, entregue dia 4, reflete o compromisso coletivo em buscar melhores condições de trabalho. Reafirmamos nossas reivindicações por reajuste salarial equivalente à inflação, acrescido de 2,5% de aumento real, abono de 18% a ser pago até outubro de 2025 e atualização dos benefícios pelo INPC, com reajustes reais nos vale-alimentação e vale-refeição, considerando o impacto significativo da inflação nos custos de alimentos.”
Apesar da clareza das demandas, representantes do Sesi e Senai informaram que ainda analisam a pauta e, por ora, não apresentaram respostas concretas quanto às cláusulas econômicas.
Problemas nas unidades e reivindicações adicionais
A reunião também ensejou discutir problemas vivenciados nas unidades do Sesi, como a falta de participação dos professores na elaboração dos horários de aulas.
Relatos apontam que, em algumas unidades, gestores definem horários de forma unilateral, contrariando o compromisso de diálogo e comprometendo a organização dos professores, especialmente os aulistas.
Esses docentes dependem de horários compatíveis a fim de viabilizar sua jornada em diferentes escolas ou sistemas de ensino.
“Essa situação precisa ser corrigida já, pois interfere diretamente na vida profissional e pessoal dos professores, além de comprometer a qualidade do trabalho realizado”, afirma Celso Napolitano.
Próximos passos
A próxima rodada de negociações está marcada para 17 de dezembro, às 15 horas, no Sinpro, em São Paulo. A expectativa é que a bancada empregadora apresente proposta concreta acerca das demandas da categoria e avance nas discussões.
Acompanhe de perto os desdobramentos da Campanha Salarial 2025. Fique atento às atualizações por meio das mídias da Fepesp.
Sindicato – Fique, também, em contato com seu Sindicato, para informações, orientações ou iniciativas referentes à Campanha.