20.7 C
São Paulo
domingo, 18/05/2025

Fepesp inicia negociações com Sesi e Senai

Data:

Compartilhe:

Quarta, 10, aconteceu a primeira reunião de negociação da Campanha Salarial 2025, na Fiesp, em São Paulo. Encontro marcou o início das tratativas após entrega oficial da pauta de reivindicações, no último dia 4, e reforçou a estratégia de independência em relação às negociações do Sindicato, que representa os funcionários não-docentes do Sesi e Senai.

Celso Napolitano, presidente da Fepesp, destaca a importância de priorizar as cláusulas econômicas. Ele diz: “Nossa pauta, entregue dia 4, reflete o compromisso coletivo em buscar melhores condições de trabalho. Reafirmamos nossas reivindicações por reajuste salarial equivalente à inflação, acrescido de 2,5% de aumento real, abono de 18% a ser pago até outubro de 2025 e atualização dos benefícios pelo INPC, com reajustes reais nos vale-alimentação e vale-refeição, considerando o impacto significativo da inflação nos custos de alimentos.”

Apesar da clareza das demandas, representantes do Sesi e Senai informaram que ainda analisam a pauta e, por ora, não apresentaram respostas concretas quanto às cláusulas econômicas.

Problemas nas unidades e reivindicações adicionais

A reunião também ensejou discutir problemas vivenciados nas unidades do Sesi, como a falta de participação dos professores na elaboração dos horários de aulas.

Relatos apontam que, em algumas unidades, gestores definem horários de forma unilateral, contrariando o compromisso de diálogo e comprometendo a organização dos professores, especialmente os aulistas.

Esses docentes dependem de horários compatíveis a fim de viabilizar sua jornada em diferentes escolas ou sistemas de ensino.

“Essa situação precisa ser corrigida já, pois interfere diretamente na vida profissional e pessoal dos professores, além de comprometer a qualidade do trabalho realizado”, afirma Celso Napolitano.

Próximos passos

A próxima rodada de negociações está marcada para 17 de dezembro, às 15 horas, no Sinpro, em São Paulo. A expectativa é que a bancada empregadora apresente proposta concreta acerca das demandas da categoria e avance nas discussões.

Acompanhe de perto os desdobramentos da Campanha Salarial 2025. Fique atento às atualizações por meio das mídias da Fepesp.

Sindicato – Fique, também, em contato com seu Sindicato, para informações, orientações ou iniciativas referentes à Campanha.

Conteúdo Relacionado

Juros altos não contêm alta dos alimentos

Pesquisa Nacional da Cesta Básica, feita pelo Dieese, mostra que o preço dos alimentos básicos continua subindo. Entre março e abril, houve aumento em...

Frentistas do Rio obtêm ganhos reais

Frentistas do município do Rio de Janeiro obtiveram importantes conquistas na nova Convenção Coletiva de Trabalho, com validade entre 2025 e 2027. Trabalhadores conquistaram...

Patah cobra PLR justa para comerciários

As vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 0,8% entre fevereiro e março, apura o IBGE. Patamar é o maior da série histórica, iniciada...

Brasil em Cannes incentiva regulação do streaming, diz Sonia

O Brasil é o país homenageado pelo Marché du Film, maior mercado de filmes do mundo. Evento integra o 78º Festival de Cannes, que...

Comerciários oferecem mais mil vagas em SP

Nesta quinta, 15, acontece nova edição do “minimutirão” de empregos do Sindicato dos Comerciários de SP. Evento oferece mais de mil vagas em nove...