Filha de Barelli fala do pai e emociona auditório

0
30

A jornalista Suzana Barelli emocionou o auditório no final da manhã desta sexta (12) ao falar de seu pai, Walter Barelli, o mais conhecido e longevo diretor-técnico do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Ela falou durante o evento comemorativo dos 70 anos do Dieese, que teve como lema “Disputar a riqueza e reduzir desigualdades.”

Walter Barelli dirigiu o Dieese de 1978 a 1990, e foi em sua gestão que a entidade cresceu em prestígio ao assessorar campanhas salariais e greves das grandes categorias, como metalúrgicos e bancários. Ganharam notoriedade, e credibilidade, também as pesquisas de emprego e desemprego e o Índice do Custo de Vida (ICV-Dieese), que quase sempre desmentiam os índices oficiais.

Suzana, que é jornalista, lembrou histórias a respeito do pai, falou da dedicação incondicional ao Dieese e da consciência acerca de sua missão, que o fez deixar o emprego no Banco do Brasil, para ganhar pouco mais de 1/3 no Dieese.

Criado em 1955, por iniciativa de 18 Sindicatos, o Dieese hoje tem atuação em quase todo o País, por meio de 40 subseções. Além da assessoria prestada a entidades sindicais de trabalhadores, o Dieese mantém a Faculdade de Ciências do Trabalho, criada em 2012, em sua sede, na rua Aurora, Centro de São Paulo.

MAIS – www.dieese.org.br