Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos de SP, Mogi e Região realizam quinta, 11, mais uma série do encontro “Ação Sindical em Saúde do Trabalhador(a) – Trabalho e Emprego”.
O evento acontecerá entre 8h30 e 13 horas, de forma presencial (na sede da Central, à rua Galvão Bueno, 782, bairro da Liberdade) e via internet.
A ação é promovida pelo Diesat (Departamento Intersindical Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambiente do Trabalho). O objetivo é manter sempre atenção sobre os riscos que envolvem o ambiente laboral. Este será o quarto encontro de cinco programados para abordar o tema.
Luiz Carlos Oliveira, o Luisinho, Secretário Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical, afirma: “É um seminário sempre voltado para questões educativas, a fim de trazer o movimento sindical para o debate. No nosso caso, estamos incentivando os Sindicatos filiados à Força para que criem departamentos de saúde e segurança”.
Prevenção – O dirigente ressalta a importância de manter uma campanha contínua com vistas à vigilância sobre fatores que possam afetar saúde e segurança do trabalhador. “Nos últimos anos, houve um relaxamento na área de saúde e segurança por parte das empresas”, afirma Luizinho.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2011 e 2021, os acidentes tiveram uma queda gradativa no País, de 720.629 para 536.174, recuo de 25%. Mas em 2022 os números voltaram a crescer, com 612 mil ocorrências.
Segundo o dirigente metalúrgico, esse crescimento é sinal de alerta para identificar e prevenir os fatores relacionados aos acidentes e, assim, preservar a saúde e a vida dos trabalhadores.
MAIS – Sites da Força Sindical, Metalúrgicos de SP e Diesat.