24.5 C
São Paulo
terça-feira, 11/11/2025

Frentistas ampliam ganhos em Niterói

Data:

Compartilhe:

Após três meses de negociação, o Sindicato dos Frentistas de Niterói e Região assinou um acordo vitorioso. Entidade representa 13 municípios do Rio de Janeiro. Data-base 1º de junho.

Um avanço especial ocorreu no tíquete-alimentação mensal, que aumentou 62%. Benefício será de R$ 520,00, sem desconto em folha. Nos salários, aumento de 5,7% – repõe as perdas inflacionárias e garante aumento real. Para o presidente Alexsandro Santos, “o novo acordo representa uma das maiores conquistas dos últimos anos”.

Pagamentos retroativos a junho. Diferenças salariais e no tíquete-alimentação serão quitadas em duas parcelas. A primeira, entre o 1º e o 5º dia útil de outubro. A restante, do 2º ao 5º dia útil de novembro.

Transporte – Agora, o desconto máximo permitido na folha de pagamento é de 0,5%.  Conquista é mais um ganho real aos trabalhadores, porque a Lei permite descontar até 6% do salário-base.

Conquistas – A Convenção Coletiva de Trabalho garante a manutenção e fortalecimento de Cláusulas Sociais. Entre elas, a garantia de assento obrigatório para descanso dos trabalhadores. Alexsandro afirma: “Buscamos sempre melhorar as condições de trabalho e priorizar a saúde da categoria”.

Capacitação – Outra bela conquista da Convenção – o Sindicato garantiu o investimento direto na capacitação profissional, passando a oferecer cursos de qualificação e requalificação, conforme as Normas Regulamentadoras 1, 20 e 23. Cursos serão ministrados em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Petrópolis.

O presidente Alexsandro Santos reforça: “Estimulamos a formação técnica. Empresa que não realizar cursos direto com o Sindicato terão que enviar a cada semestre a relação com nomes dos empregados capacitados, junto com os comprovantes de conclusão dos cursos”.

A Convenção Coletiva renovada é um passo concreto na valorização da categoria. “Essa vitória é fruto da persistência, diálogo e, acima de tudo, do compromisso que temos com cada trabalhador e trabalhadora. O aumento de 62% no tíquete-refeição, o aumento real e o avanço na qualificação profissional mostram um caminho de respeito e dignidade. Estamos orgulhosos de entregar um resultado que melhora, na prática, a vida dos nossos representados.”

MAIS – Site e redes sociais do Sindicato dos Frentistas de Niterói e Região.

Conteúdo Relacionado

Unidade marca XI Congresso da Fepesp

A Agência Sindical cobriu durante dois dias o XI Congresso da Federação dos Professores do Estado de São Paulo - Fepesp. Os dias 8...

Inscreva-se no Seminário de Saúde e Segurança

Na correria das filmagens, muitas vezes a questão da segurança no trabalho é esquecida ou fica em segundo plano.Com vistas a enfrentar esse problema,...

Frentista-menestrel recita Vinicius de Moraes

“Um operário em construção” é o poema de Vinicius de Moraes que carrega a mais forte mensagem social do autor, entre outros clássicos, das...

IR zero beneficiará negociações, prevê Dieese

O presidente Lula enviou em março, e o Congresso aprovou quarta (5), o Projeto de Lei que isenta salários até R$ 5 mil e...

PL da Movimentação de Cargas avança

Quinta (6), a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao Projeto de Lei 3.361/2012, que disciplina a representação sindical no...