Iniciadas as Campanhas Salariais de 70% da categoria dos frentistas em todo o País, com data-base em março. Os trabalhadores reivindicam o reajuste salarial que reponha as perdas da inflação e também um aumento real. As negociações são conduzidas pelos Sindicatos, com apoio da Federação Nacional (Fenepospetro).

No Estado de São Paulo, todos os Sindicatos aguardam reunião com o patronal, que deve ocorrer após o dia 10 de março. Quem informa é o presidente da Federação Estadual (Fepospetro) e do Sindicato de Osasco, Luiz Arraes.

“Estamos esperando sair o resultado oficial do INPC, que deve ocorrer no dia 10. Feito isso, iremos negociar a reposição integral da inflação nos últimos 12 meses. Além disso, buscamos ganho real nos salários. Estamos engajados nesta luta”, afirma Arraes.

Além dos reajustes, os frentistas querem manter todos os direitos já existentes nas Convenções Coletivas. “E queremos também ampliar esses direitos”, ressalta o presidente da Fepospetro.

Concluídos – As negociações estão em andamento na maioria dos Sindicatos espalhados por todo o Brasil. Em alguns casos, como no Mato Grosso do Sul, os trabalhadores já garantiram avanços.

O presidente do Sinpospetro-MS, José Hélio da Silva, conta: “Firmamos acordo com o patronal de 10,07% de reajuste nos salários e 28% no cartão alimentação”. O dirigente explica que essa negociação concluída tem validade de dois anos para as cláusulas sociais e o cartão-alimentação. Já os salários serão negociados novamente no próximo ano.

Emprego – Além das campanhas salariais, os frentistas seguem mobilizados na luta pela manutenção do emprego. Isso porque correm no Congresso Nacional medidas lesivas aos cerca de 500 mil empregos em todo o País. Quem conta é o presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto.

“Estamos dialogando com deputados e senadores para que não votem projetos de leis ou medidas provisórias que tentam implementar o sistema self-services nos postos. Nossa principal luta é o emprego”, conclui o dirigente.

MAIS – Sites da Fenepospetro e Fepospetro.