20.6 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Frentistas do RJ unificam campanha salarial

Data:

Compartilhe:

A união vai fortalecer a luta e garantir mais direitos na Convenção Coletiva 2023/2025 dos trabalhadores de postos de combustíveis do Estado do RJ. Para garantir o sucesso da negociação salarial, os três sindicatos da categoria vão negociar em conjunto com o Sindestado (Sindicato Patronal).

Assembleia quarta-feira (26), na subsede do Sinpospetro-RJ, em Volta Redonda, os frentistas aprovaram a pauta de reivindicação salarial, que será entregue aos patrões, em maio.

A categoria, com data-base em 1º de junho, reivindica aumento real nos salários e nos benefícios. Neste ano, os sindicatos vão lutar para estender a todos os empregados de postos de combustíveis, inclusive de loja de conveniência e escritório, o adicional de periculosidade de 30%. Os trabalhadores também querem elevar o valor do abono para um piso salarial da categoria.

O Sinpospetro-RJ quer incluir na Convenção o prêmio aposentadoria, que garante um abono especial aos frentistas que se aposentam. Conforme a reivindicação, só terá direito ao prêmio ao se aposentar, o trabalhador que tenha pelo menos cinco anos de serviço na mesma empresa. O sindicato já conquistou esse direito para os frentistas do Município do Rio de Janeiro.

Emprego – Para garantir o emprego dos frentistas, as entidades querem incluir na convenção a cláusula que proíbe o sistema de autosserviço nos postos de combustíveis do estado.

Os frentistas, representados pelo Sinpospetro-Campos, aprovaram a pauta conjunta. O Sinpospetro-Niterói informou que fará uma assembleia nos próximos dias.

Mais – Acesse o site do Sinpospetro-RJ

Por Estefania de Castro

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...