Frentistas realizam o VII Encontro Nacional

0
40

Eles são mais de 500 mil em todo o Brasil. Com forte predominância no ambiente urbano, trabalham também em áreas rurais, especialmente junto a estradas e rodovias. Na região Amazônica, há quem trabalhe embarcado. São os postos flutuantes, para abastecer barcos e lanchas que vagam por ali. Tais estruturas ficam sobre grandes balsas ancoradas nas margens, conhecidas como pontões.

Os frentistas são uma categoria profissional relativamente nova, pois durante décadas foram ligados ao comércio de derivados de minérios. A autonomia sindical começou nos anos 80 e foi se estruturando. Hoje, os homens e mulheres do setor estão representados por uma Federação Nacional (Fenepospetro), uma Estadual (Fepospetro-SP) e por cerca de 80 Sindicatos – vários deles em processo de reconhecimento junto aos órgãos públicos.

Encontro Nacional – De 29 a 31 deste mês, a categoria realiza o VII Encontro nacional, com os temas: “Resistência e Unidade – Por Conquistas e Soberania”. Haverá diversos painéis, informa Eusébio Luis Pinto Neto, presidente do Sinpospetro-RJ e da Fenepospetro.

Parte dos debates vai girar em torno das questões relativas à classe trabalhadora e à categoria, como negociação coletiva, segurança no trabalho, Justiça do Trabalho e Direitos Humanos. Mas o leque do Encontro será mais amplo, com a participação de autoridades, técnicos e especialistas, em cada mesa temática. Esperados 130 participantes, das direções sindicais da categoria.

O presidente Eusébio afirma: “O Encontro servirá também para avaliar a conjuntura nacional e questões ligadas à geopolítica internacional. O trabalhador é, antes de tudo, um cidadão, e ele precisa ser inserido em debates mais amplos, como participação política e direitos humanos”.

Palestrantes – Para abranger essas questões todas, haverá mesas temáticas variadas, inclusive contando com a presença de representantes do poder público, como o MPT – Ministério Público do Trabalho.

 

PAUTA DO VII ENCONTRO

RESISTÊNCIA E UNIDADE – Por Conquistas e Soberania

29 a 31 de outubro de 2025 – Rio de Janeiro/RJ

 

CRONOGRAMA

Dia 29 de Outubro de 2025

* 15 horas – Recepção e Credenciamento

* 18 horas – Cerimônia de Abertura

* 20 horas – Coquetel

 

Dia 30 de Outubro de 2025

* 8 horas – Abertura dos Trabalhos

– Eusébio Luis Pinto Neto – Presidente da Fenepospetro e do Sinpospetro-RJ

* 8h30 – Palestra: A nova NR-1 (Norma Regulamentadora) e as oportunidades para o movimento sindical.

– Palestrante: Dr. Mário Coimbra Lopes – Psicanalista com pós-graduação em Neurociências e Psicologia aplicada pelo Mackenzie, publicitário, Master PNL, Hipnoterapeuta, Coach Executivo com Formação Internacional, Reikiano 2º grau, Terapeuta Integrativo.

* 9h15 – Palestra: Saúde do Trabalhador

– Palestrante: Dr. Derval de Oliveira Filho – Perito Judicial nos Tribunais TRT/RJ e TJ/RJ, Especialista em Compliance em Saúde Ocupacional, Gestão de Riscos Psicossociais, Prevenção de Acidentes e Inteligência Tributário-Previdenciária em SST.

* 9h45 – Mesa de debates e propostas

* 10h15 – Palestra: O Cotidiano das Pessoas na Era da Inteligência Artificial: Trabalho, Inovação e Transformação Social.

– Palestrante: Luiz Guedes – Estrategista Digital e criador de agentes de Inteligência Artificial personalizados para empresas.

* 11 horas – Mesa de debate e propostas

* 11h15 – Palestra: Conjuntura Internacional

– Palestrante: Elias Jabbour – Presidente do Instituto Pereira Passos; É integrante do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil; Geógrafo, economista, professor, autor de livros em economia política, mestre e Doutor pela USP.

* 12 horas –  Mesa de debates e propostas

* 12h30 – Intervalo para Almoço

* 14 horas – Palestra: Sindicalismo e Trabalho – A Liberdade Sindical, o Custeio Sindical e a atuação do MPT.

– Palestrante: Dr. Jefferson Luiz Maciel Rodrigues – Procurador do Trabalho, Vice-Coordenador da CONALIS do MPT, Coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

* 14h45 – Mesa de debates e propostas

* 15h15 – Palestra: Justiça do Trabalho, Sindicatos e Democracia: a defesa dos direitos humanos nas relações do trabalho.

– Palestrante: Dra. Daniela Valle da Rocha Muller – Juíza do Trabalho, Presidenta da AMATRA1, Formada pela Faculdade Nacional de Direito, com mestrado concluído no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

* 16 horas – Mesa de debates e propostas

* 16h30 – Palestra: Exposição Química nos Postos de Gasolina

– Palestrante: Thelma Pavesi – Pesquisadora da Fiocruz, responsável pelo laboratório de Solventes e Compostos Orgânicos do Cesteh/Fiocruz, Doutora e Mestre em ciências, Professora colaboradora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Bacharel e Licenciada em Química pela Unicamp.

* 17 horas – Mesa de debates e propostas

* 17h15 – Palestra: Situação Internacional e Nacional e os Desafios do Sindicalismo

– Palestrante: Altamiro Borges (Miro) – Jornalista, Membro da Coordenação Nacional do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé e autor dos livros “A ditadura da mídia”, “As encruzilhadas do sindicalismo”, “Sindicalismo, resistência e alternativas”, entre outros.

* 17h45 – Palestra: Conjuntura Política do Congresso Nacional

– Palestrante: André Luis dos Santos – Jornalista, Publicitário, especialista em Política e Representação Parlamentar e mestrando em Poder Legislativo pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CFOR), Sócio-Diretor da CONTATOS ASSESSORIA POLÍTICA e analista político do Diap.

* 18h15 – Mesa de debates e propostas

* 18h30 – Palestra: Negociação Coletiva

– Palestrante: Paulo Jager – Economista pela UERJ, com mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, pela Ence (IBGE) e supervisor técnico do Dieese-RJ.

* 19 horas – Mesa de debates e propostas

* 19h15 – Encerramento das atividades do dia e Coffee Break

 

Dia 31 de outubro de 2025

* 8 horas – Reabertura dos Trabalhos

– Luiz de Souza Arraes – Presidente da Fepospetro-SP e do Sinposétro Osasco

* 8h30 – Apresentação das Proposições do Encontro Nacional Jurídico dos Frentistas

– Dr. Hélio Stefani Gherardi – Coordenador Jurídico da Fenepospetro

* 9 horas – Mesa de debates e propostas

* 9h30 – Considerações Finais do VII Encontro Nacional dos Frentistas

– Eusébio Luiz Pinto Neto – Presidente da FENEPOSPETRO

– Luiz de Souza Arraes – Presidente da FENEPOSPETRO

– Francisco Soares de Souza – Vice-Presidente da FENEPOSPETRO

– Wellington Bezerra de Almeida Holanda – Secretário Geral da FENEPOSPETRO

– Telma Maria Cardia – Secretária da Mulher da FENEPOSPETRO e FEPOSPETRO

* 10h15 – Palestra: Conjunta Política Nacional

– Palestrante: Aldo Rebelo – Jornalista, Escritor e Político Brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi Ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Esporte e de Coordenação Política e Assuntos Institucionais (Governos Lula e Dilma).

* 11 horas – Encerramento do Encontro e Entrega das Credenciais aos Diretores da FENEPOSPETRO

* 11h30 – Assembleia de PAUTA NACIONAL 2025/2026

* 12 horas – Assembleia Ordinária de Prestação de Contas 2024 e Previsão Orçamentária 2026

* 13 horas – Encerramento dos Trabalhos.