Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação e do Sinpospetro-RJ, dedicou o prêmio “Personalidade destaque 2023”, do Instituto José Bonifácio, aos trabalhadores de postos e lojas de conveniência. Evento solene aconteceu na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), quinta, 9, no Rio de Janeiro.
Em sua fala, ele relembrou a luta pela libertação dos frentistas no País e ressaltou a importância da Lei 9.956, do ex-deputado Aldo Rebelo, que proíbe bombas de autosserviço em postos de combustíveis. Ele afirma: “É preciso valorizar a história de luta e conquistas da categoria. O trabalho do frentista é indispensável pra economia e a sociedade”.
Premiação – Segundo Caio Carneiro, presidente do Instituto José Bonifácio, Eusébio foi agraciado pelo seu trabalho e luta no movimento sindical. Ele diz: “Eusébio se destaca também por defender a democracia em nosso País”.
Presença – Miguel Torres, presidente da Força Sindical, esteve na solenidade pra prestigiar o dirigente. Ele destacou a atuação e disposição de Eusébio na luta pela categoria e por democracia.
Aos sindicalistas presentes, ele reforçou a necessidade de preparação pra lidar com grupos contrários aos projetos sociais e à democracia. “Os sindicalistas têm responsabilidade de conscientizar os trabalhadores, vítimas constantes das fake news”, destaca o dirigente.
Participaram na ABI também dirigentes da categoria de São Paulo e Espírito Santo, além de juristas e sindicalistas de outras categorias.
Solenidade – Na mesa de abertura estavam Miguel Torres, Força Sindical; deputada estadual Marta Rocha (PDT-RS); Alexsandro Santos, Sinpospetro-Niterói; Luiz Arraes, Fepospetro; e Aparecido Evaristo, do Sinpospetro-RJ. Caio Carneiro, presidente do Instituto José Bonifácio; o advogado Roberto Monteiro; o vice do Sindcomb, Antônio Barbosa; e o ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Siro Darlan, também compuseram a mesa.
Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).