Fundacentro se fortalece e olha para o futuro

0
33

Terça (21), a Fundacentro completou 59 anos de história. O órgão federal de pesquisa, formação e difusão de conhecimento em saúde e segurança no trabalho celebrará a data dia 30, na sede (Rua Capote Valente, 710, Pinheiros, São Paulo), com o evento “Rumo aos 60 anos: em busca de um futuro sustentável em segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

A Fundacentro vive momento de retomada sob a presidência do médico Pedro Tourinho. Após anos de desmonte nos governos Temer e Bolsonaro, o órgão voltou a ser valorizado no Lula 3. Ano que vem, 65 novos servidores serão contratados, via Concurso Nacional Unificado.

Tourinho destaca a importância do concurso para o futuro da Fundacentro. Ele diz: “Isso vai assegurar a continuidade dos trabalhos da Fundação. Somos uma instituição científica de excelência, que produz conteúdo essencial para a construção de políticas públicas efetivas em saúde e segurança no trabalho”.

Outra mudança concreta no governo Lula foi a volta da participação social, via conselhos, conferências e outros fóruns de diálogo. Tourinho destaca o papel do sindicalismo nesse contexto: “Os espaços de participação popular precisam refletir a pluralidade da sociedade. Por isso é tão importante e necessário valorizar a contribuição dos Sindicatos nesses espaços”.

Futuro – Diante de um crescimento mundial das doenças relacionadas à saúde mental, o conhecimento produzido pela Fundacentro ganha ainda mais importância. Tourinho diz: “Precisamos combater esse fardo social. Com a instituição fortalecida, teremos condições de nos debruçar sobre essa forma de adoecimento e dar respostas a essas novas demandas”.

Programação – No evento do dia 30 será lançado o livro “Participação Social, Saúde e Trabalho”, que reúne reflexões e experiências sobre o papel da participação social na promoção da saúde do trabalhador. A programação também inclui apresentações de técnicos da Fundacentro.

MAIS – Site da Fundacentro.