Setor industrial receberá R$ 300 bilhões de financiamento até 2033.
O anúncio foi feito na segunda (22), em evento no Palácio do Planalto, durante a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.
Batizada de “Nova Indústria Brasil”, o projeto do governo visa reverter a desindustrialização do Brasil, a abertura de linhas de crédito especiais, recursos não-reembolsáveis, ações regulatórias e de propriedade intelectual, tal como uma política de obras e compras públicas, incentivando o conteúdo local, e estimular o segmento produtivo do país.
O texto apresenta metas e diretrizes, ligadas à agroindústria, complexo industrial e saúde; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; transformação digital; tecnologia e defesa.
Entre os instrumentos para estimular o desenvolvimento, o documento indica que a Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC definirá os setores que exigirão a aquisição de produtos manufaturados e serviços nacionais.
Segundo nota do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, “o objetivo é implementar um projeto de neoindustrialização com uma indústria sustentável, forte e inovadora, gerando mais empregos e a presença no mercado internacional.”
MAIS – https://www.gov.br