A situação dos metalúrgicos não está fácil. Na última semana, funcionários de duas montadoras tiveram novos problemas. Sexta (6), os trabalhadores da Renault de São José dos Pinhais (PR) deflagraram greve por tempo indeterminado; já a Volkswagem de São Bernardo do Campo (SP) comunicou que colocará 2,5 mil da linha de produção em férias coletivas.

Renault – Greve foi decidida em assembleia conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Os trabalhadores querem melhorias na proposta de Participação dos Lucros e/ou Resultados.

Na terça (3), o Sindicato deu prazo de 72 horas pra empresa retomar a negociação. “Queremos rediscutir o acordo firmado em 2020, mas a Renault dificulta. A PLR, de patamares anteriores, chegou a R$ 28.000,00, e caiu pra cerca de R$ 13.000,00”, explica Sérgio Butka, presidente.

Nos dois últimos anos, a empresa reduziu o quadro de funcionários, de cerca de sete mil pra cinco mil, além de baixar a produção. Butka comenta: “Isso dificulta bater as metas de PLR. Mesmo assim, atingimos a estipulada, de 198 mil automóveis produzidos em 2021”. Nova assembleia esta marcada pra hoje (9).

Volks – Por falta de componentes, a montadora alemã comunicou que colocará 2,5 mil da planta de São Bernardo em férias coletivas, por 20 dias, de 9 a 28 de maio. A empresa conta com 8,2 mil trabalhadores, sendo 4,5 mil na produção. Unidade produz 800 veículos por dia.

“Tem demanda de produção, mas a fábrica não consegue atender o consumidor final por causa da escassez de peças”, afirma José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, coordenador-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na Volks. Ele completa: “Estamos usando todas as ferramentas de flexibilidade. Nosso acordo dá certa tranquilidade pra atravessarmos momentos de crise, como este. Esperamos a retomada o mais breve possível”.

MAIS – Acesse os sites do SMC e do SMABC.