Matéria publicada pelo jornal Valor Econômico de segunda (9), fala sobre como a alta da inflação e dos juros influenciou na produção de eletrodomésticos, que começou 2022 em queda superior a 20%.

O setor já vinha sofrendo com a dificuldade de acesso a insumos e aumento de custo, sente agora o orçamento apertado do consumidor, que gasta cada vez mais com alimentação, combustível e energia.

“Hoje o nível de produção da indústria como um todo está 18,5% abaixo do seu melhor momento, que foi em maio de 2011. E, sem dúvida, alguns setores sentem mais que outros. Nesse início de ano, dos 26 ramos pesquisados, apenas 4 estão com crescimento”, explica Rodolfo Viana, economista do Dieese.

Queda – No primeiro trimestre, a produção de eletrodomésticos caiu 25,3% em relação a igual período do ano passado, segundo informações detalhadas da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM/IBGE). É o terceiro trimestre seguido de queda no indicador.

“Os segmentos que mais tem sofrido na indústria são justamente aqueles ligados ao consumo das famílias. E além da inflação me juros, temos o elevado desemprego, que retira milhões de trabalhadores do mercado consumidor”, completa Rodolfo Viana.

Agravantes – Além destes problemas, a guerra na Ucrânia e o novo surto de covid-19 na China agravam ainda mais o cenário. As paradas nas fábricas chinesas por causa de “lockdowns”, especialmente na região de Xangai, já se refletem em algumas companhias.

MAIS – Clique aqui e acesse a PIM/IBGE completa.