20.6 C
São Paulo
sábado, 20/04/2024

INSS começa a pagar benefícios com reajuste

Data:

Compartilhe:

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar aposentadorias, pensões e auxílios no valor do salário mínimo vigente, de R$ 1.302, a partir desta quarta-feira (25).

Como nesta quarta será feriado municipal na cidade de São Paulo, o pagamento começará apenas na quinta (26) para beneficiários da capital paulista, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Para as demais localidades sem feriado, segue valendo o calendário nacional, com início na quarta para beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) final 1. No total, há cerca de 37 milhões de beneficiários no país.

O INSS explica que o calendário de pagamentos de 2023 é válido em todo o território nacional. Porém, se há algum feriado municipal em que os bancos não funcionam, segue-se para o próximo dia útil, por conta do banco.

Os pagamentos de benefícios iguais ao salário mínimo serão feitos até o dia 7 de fevereiro -cerca de 70% dos segurados. O piso previdenciário é o valor mínimo que o INSS paga em aposentadorias, auxílios-doença, pensões por morte, aposentadorias de aeronautas e BPC (Benefício de Prestação Continuada), devido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Para confirmar o dia que irá receber a renda previdenciária em cada mês, o segurado deve conferir o número do seu benefício, que tem dez dígitos e aparece no seguinte formato: 999.999.999-9, e considerar o penúltimo número. Segundo o INSS, para quem um benefício há algum tempo, vale a data habitual.

ACIMA DO PISO  – Já os benefícios acima do piso salarial serão depositados entre os dias 1º e 7 de fevereiro, com o reajuste de 5,93%, equivalente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado em 2022. Com o reajuste, o teto dos benefícios pagos pelo INSS é de R$ 7.507,49 em 2023.

Para quem se aposentou a partir de fevereiro de 2022, o primeiro reajuste é proporcional e varia conforme a data de início do benefício.

O prazo para saque dos benefícios com cartão vai até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da liberação do valor na conta. Se não for sacado, o benefício volta para o INSS, e o beneficiário precisa fazer uma solicitação pelo Meu INSS para uma nova data de depósito.

MAIS – Acesse o site Meu INSS

Conteúdo Relacionado

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...

Portuários fazem paralisação em 14 portos do país

Trabalhadores portuários de diversas regiões do País fizeram uma paralisação de seis horas na manhã de quinta-feira, 18. A ação abrangeu 14 dos 32...

Sindicalismo mantém ganhos reais elevados

Segue alto o índice dos aumentos reais nas negociações coletivas. A avaliação é do Dieese, que publica o boletim mensal "De Olho nas Negociações". O...

Metalúrgicos de Guarulhos vão inaugurar trilha no Clube de Campo

O Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região é a maior e mais completa área de lazer da cidade. E...

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Avanços para os 11 mil trabalhadores em postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro. A Comissão de Negociação, que representa os empregados,...