Duas eleições importantes marcaram o cenário sindical nacional nesta semana. Os pleitos, com chapa única, ocorreram nos Jornalistas do Estado de São Paulo e nos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes. Em ambas, os atuais presidentes foram reeleitos.
Metalúrgicos – A Agência Sindical ouviu o secretário-geral, Jorge Carlos de Moraes (Arakém). Ele diz: “Processo eleitoral tranquilo, grande comparecimento dos eleitores. Chapa 1 teve 92,06% dos votos”. Um dos pontos da Chapa “A luta faz a lei” é a igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres na mesma função.
O dirigente também reforça pautas gerais, e permanentes, como a defesa dos direitos e conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho. Para Arakém, outra questão decisiva “é conseguirmos assegurar por meio de lei o custeio das entidades sindicais”.
Jornalistas – Maior entidade da categoria, o Sindicato dos Jornalistas do Estado de SP realizou eleições dias 7 e 8. Chapa única. Reeleito presidente Thiago Tanji. Eleição escolheu diretores, conselheiros e comissão de ética. Mandato até agosto de 2027. Participação, 32%, ou seja, 812 votantes. Votos válidos: 753, dos quais 722 à Chapa 1.
Plataforma – Segundo Tanji, uma das metas é aumentar a representatividade da categoria; outra, a sustentabilidade do jornalismo, afetado especialmente pelas plataformas de internet; uma terceira meta, manter as lutas permanentes contra assédios nas redações e o rebaixamento de direitos pelo patronato.
MAIS Site dos Metalúrgicos de SP/Mogi e Sjsp.