14 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

Jornalistas encerram greve na Editora Três, mas ainda negociam

Data:

Compartilhe:

Após greve de jornalistas, encerrada quarta (18), prossegue a negociação de pauta encaminhada à Editora Três, na Lapa, São Paulo. Movimento, iniciado na segunda foi coordenado pelo Sindicato da categoria. Principal objetivo, receber salários atrasados.

A Editora Três, que publica as revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural e Motor Show, apresenta histórico de descumprimento de acordos e direitos trabalhistas. Desde fevereiro os trabalhadores buscam resolver pendências, por meio de propostas para quitação de dívidas e também via acordo, que o patronal descumpre.

Pendências – Dentre os pagamentos pendentes estão duas das cinco parcelas de acordo coletivo entre o Sindicato dos Jornalistas e a Editora Três, em julho, bem como o depósito da metade do 13° do ano passado.

O acúmulo de dívidas, somado ao atraso no pagamento salarial de agosto, levou os jornalistas a realizar assembleia segunda (16), quando decidiram a paralisação das atividades até o recebimento dos salários.

Greve – O presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de SP, Thiago Tanji, comenta: “Os trabalhadores decidiram pela paralisação até o pagamento dos salários. Foi uma luta muito importante porque uniu na greve os jornalistas e designers da editora. Paralisação só foi suspensa mediante pagamento dos atrasados”.

Vitória na greve não significa fim dos problemas locais. Resta à Editora quitar as parcelas do 13° e do acordo coletivo. Assembleia segue permanente até a quitação das dívidas. “Outro problema é que parte da redação está ‘pejotizada’. O profissional só recebe mediante nota fiscal de Pessoa Jurídica. O Sindicato pleiteia registro em Carteira. Esse tipo de prática precariza demais a condição dos jornalistas”, afirma o presidente.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Jornalistas no Estado de SP

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...