Às 8h50 desta segunda (dia 2), liguei no 135 do INSS. Liguei do telefone fixo, gratuitamente. Fui bem atendido por uma funcionária de nome Amanda. Ligação durou cerca de dois minutos.
Antes de ser atendido, o sistema informa sobre o APP “Meu INSS”, que pode ser baixado no celular. O Aplicativo contém o conjunto de informações básicas sobre benefícios, aposentadorias e outros temas ligados à Previdência Social. Cada ligação gera um protocolo.
Prova – Há muitas dúvidas sobre a chamada Prova da Vida. Amanda informa: 1) Tem que ser feita uma vez por ano; 2) A prova é presencial, de preferência no banco onde a pessoa recebe a sua aposentadoria ou outro benefício; 3) Basta levar CPF e RG.
Idoso – Para pessoa acima de 80 anos, basta acessar o APP e chamar atendimento domiciliar. O mesmo vale para atendimento a pessoa doente ou incapacitada de mobilização.
João Franzin, jornalista da Agência Sindical.
MAIS – Clique aqui e veja outras informações sobre a retomada da prova de vida pelo INSS.
Como fazer – Os assistidos pelo INSS podem realizar a prova de vida na agência bancária que tenha conta aberta ou até mesmo em outras agências da mesma instituição. Para fazer o procedimento, é preciso se dirigir ao seu banco portando documento oficial com foto, como RG ou CNH, e cartão bancário.
Maiores de 80 anos e pessoas com 60 anos ou mais que tenham dificuldade de locomoção podem agendar, através do 135, uma data para receber a visita de um Servidor do INSS em casa e fazer a prova de vida dessa maneira.
Acesse aqui o site do INSS.