Agência Sindical

Comunicação a serviço dos trabalhadores

Acesse o canal da Agência Sindical no YouTube

Livro reúne histórias de frentistas

117Avaliar
—:—
1×

Toque em Play para preparar a narração.

Lançado na noite de quarta (1º), em SP, na Assembleia Legislativa, o livro “FRENTISTAS DO BRASIL – Histórias, memórias e vivências de frentistas em todo o Brasil”, que conta a história dos frentistas e dá voz a esses profissionais, do Oiapoque ao Chuí. Autor é Mauro Rossi, da Bahia.

Evento, no auditório José Bonifácio, da Alesp, contou com apoio do deputado estadual Emídio Souza (PT). Casa lotada por sindicalistas de diversas regiões. Na mesa, a Federação da categoria no Estado de São Paulo e a Federação Nacional, foram representadas por seus presidentes Luiz Arraes e Eusébio Luis Neto.

A Agência Sindical falou com o autor, que trabalhou com mais 15 pessoas para colher depoimentos, fazer fotos, produzir um documentário e cuidar de todas das fases da produção da obra. Livro e documentário tiveram apoio de leis de incentivo cultural, como também da Vibra, distribuidora de combustíveis para os 55 mil postos brasileiros. A categoria tem cerca de 550 mil integrantes.

Clique na imagem para ler o livro em PDF.

Unidade – As falas de homens e mulheres, de várias faixas etárias e regiões diversas do País, quase todos uniformizados e com o distintivo da Vibra na blusa, revelam compreensão a respeito do papel que desempenham. Há também, nas falas, consciência clara acerca da profissão, suas alegrias e riscos.

Arraes – Presidente da Federação estadual (Fepospetro), Luiz Arraes presidiu a mesa de trabalhos. Na avaliação do dirigente, “o livro ajudará trabalhadores, patrões e consumidores a ter uma visão mais humana sobre nossa profissão”. E completa: “Espero que a classe patronal valorize os frentistas e tenha mais abertura para as negociações coletivas”.

Mulher – Tem crescido a presença feminina no mercado de postos, mas isso não vem ocorrendo como deveria. Telma Cardia, que preside o Sindicato de Guarulhos e coordena as Secretarias da Mulher nas duas Federações, chama atenção para abusos, assédios e exigências que precarizam a saúde das trabalhadoras.

Ela diz: “Conseguimos avanços importantes em Normas Regulamentadoras, especialmente na NR-1. Mas as empresas tentam burlar as exigências das normas e, nas negociações coletivas, os empresários descrevem um cenário irreal de mar de rosas em seus postos ou nas suas redes de empresas”.

SERVIÇO

Título: Frentistas do Brasil

Produção: Barro de Chão

Patrocínio: Vibra

Viabilização: Lei de Incentivo à Cultura

Abrangência: Entrevistas e pesquisas nas 5 regiões brasileiras

Formato do projeto: livro, documentário e exposição fotográfica itinerante

Público/recorte profissional: cerca de 500 mil frentistas no Brasil, segundo o CAGED citado no material

Curador: Mauro Rossi – Ceo Barro de Chão

Acesse o livro: https://drive.google.com/file/d/1SvdTnWlWkssk5lW2a6gcap4kE4iwuHxC/view?pli=1

MAIS – Federações Fepospetro e Fenepospetro.

O que você achou deste conteúdo?

Seja o primeiro a avaliar
Avalie este conteúdo de 1 a 5 estrelas

Preferências de privacidade

Recursos necessários mantêm o site e os serviços solicitados funcionando. Não utilizamos sua recusa para bloquear a leitura.

Necessários — sempre ativos
Segurança, autenticação e armazenamento desta escolha. Preferências de leitura e controle de avaliações são usados ao solicitar esses recursos.

Esta escolha vale por 180 dias. Altere ou revogue a qualquer momento neste painel.