Valmir Nogueira de Carvalho sofreu grave acidente, que rasgou sua coxa e virilha. Com o susto, sua esposa abortou aos sete meses. A história do metalúrgico é uma das retratadas no livro “Rosca sem Fim – Basta de Mortes, Acidentes e Doenças do Trabalho”, que será lançado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região dia 28 (quinta).

O lançamento acontecerá durante o Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, organizado pelo Conselho Intersindical Saúde e Seguridade Social Osasco e Região. A data é simbólica porque dialoga com os casos emblemáticos que vitimaram trabalhadores. Cecílio, aos 15 anos, perdeu o braço quando operava uma serra. Em outros, a vida foi interrompida, como a de Abel, esmagado por peça que caiu de ponte rolante.

A obra foi concebida através de levantamento de acidentes nos últimos 40 anos. Publicações e documentos organizados pelo Sindicato dos Metalúrgicos são as fontes principais – com relatos de vítimas e familiares. “O livro mostra que os riscos de um ambiente de trabalho inseguro geram uma verdadeira rosca sem fim, e alerta sobre a importância da sociedade exigir um basta. Mas, pra isso, deve conhecer o que se passa no local de trabalho”, afirma o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan.

Serviço – Lançamento do Livro “Rosca sem Fim – Basta de Mortes, Acidentes e Doenças do Trabalho”. Dia 28/4, às 18 horas. No Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Rua Erasmo Braga, 307, Presidente Altino, Osasco, SP.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região ou ligue 3651.7200, com Almazan ou Clemente.