Quarta (13), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com artistas e trabalhadores da cultura no Distrito Federal. Durante o evento, Lula ouviu clamores pela retomada de políticas públicas no setor. A partir disso, ele se comprometeu a recriar o Ministério da Cultura, caso seja eleito.
Vale lembrar que o Ministério da Cultura foi rebaixado à condição de Secretaria e esvaziado pelo governo Bolsonaro. No encontro com artistas, Lula também anunciou que, caso vença as eleições, criará comitês de cultura em cada Estado e sinalizou que pretende trazer para o governo federal a gestão de equipamentos culturais, em Brasília e entorno.
“Como é que pode o Teatro Nacional estar há oito anos sem funcionar? É uma coisa inexplicável. Não pode ser por falta de dinheiro. O presidente deveria trazer para o governo federal a responsabilidade sobre alguns equipamentos. É essencial, quase como ar que a gente respira, investir em cultura”, afirmou Lula.
O pré-candidato pelo PT disse ainda que a cultura é vital para mudar o País. “Vamos fazer uma pequena revolução nesse País. Uma revolução em que a gente não vai dar um tiro, que a gente não vai ficar bravo com ninguém. A gente vai, com muita paz, educação, cultura e amor, extrair de dentro de cada brasileiro a riqueza que ele tem”, ressaltou o ex-presidente.
*Com informações da Rede Brasil Atual.