Pesquisa FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 43% das intenções de voto no primeiro turno da disputa eleitoral deste ano à Presidência da República. Em segundo lugar aparece o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 29% das intenções.

Caso a disputa siga para o segundo turno, Lula chega a 54% dos votos, contra 35% de Bolsonaro. Ainda segundo a pesquisa, o petista é o mais preparado para resolver os principais problemas do Brasil, como a pobreza, a ampliação de programas sociais de distribuição de renda, geração de empregos, controlar o aumento de preços, promover o crescimento da economia, reduzir impostos, combater a pandemia e a corrupção.

Outros – Segundo a pesquisa, no primeiro turno, os demais sete nomes de pré-candidatos à Presidência registram, juntos, 24%. Menos do que Bolsonaro. Em terceiro lugar nas intenções de voto aparece o pedetista Ciro Gomes, com 9%, seguido por Sergio Moro, que registra 8%.

O governador de São Paulo, João Doria, o deputado André Janones e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aparecem na sequência, com 2% das intenções de voto. Já a senadora Simone Tebet tem 1% e Felipe D’Avilla não pontuou.

Rejeição – Para 61% dos brasileiros, a condução do País por Bolsonaro é ruim ou péssima. Apenas 34% dos entrevistados aprovam a condução do atual chefe do Executivo. O número diminui quando se trata do governo, como um todo. Os que acham ruim/péssimo são 53%. 17% avaliam como regular e outros 29% como ótimo/bom.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2 mil pessoas, entre 18 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

MAIS – Acesse o site do Instituto FSB.