Luiz Carlos Motta, presidente da entidade, publica números, dados e iniciativas sobre as dimensões da maior Federação de trabalhadores do setor privado da América Latina. São 2,5 milhões de representados, reunidos em 72 Sindicatos.
Dirigente também destaca avanços legais, melhorias via acordos coletivos e a organização das bases. A Fecomerciários SP deixa sua marca no sindicalismo, através do encontro anual de mulheres, do seminário jurídico estadual e de seu Congresso Nacional.
Principais trechos de seu artigo:
“Em 9 de abril, a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo completou 86 anos. A maior Federação de trabalhadores urbanos da América Latina conta hoje com 72 filiados. São os Sindicatos dos Comerciários e também os dos Práticos de Farmácia que, juntos, representam mais de 2,5 milhões de trabalhadores, agrupados em nove Regionais. Em mais de oito décadas em defesa da categoria, é reconhecida no sindicalismo como referência, dadas as ações praticadas via sindicalismo-cidadão.
Exemplificam essas ações:
1) Cooperativa Habitacional, que já construiu 14 mil casas. 2) Instalação de creches com horários de funcionamento diferenciados. 3) Capacitação profissional cursos grátis. 4) Redução da jornada semanal de trabalho, sem redução salarial. 5) Defesa da mulher, do idoso, do jovem e da criança. 6) Incentivo à cultura e ao esporte. 7) Eventos anuais temáticos.
Conquistas e patrimônio:
Em 2013, conseguimos a regulamentação da profissão de comerciário. A Fecomerciários também é reconhecida no sindicalismo devido às suas conquistas patrimoniais inigualáveis, adquiridas com o custeio sindical. Caminhamos, portanto, na contramão de entidades que, infelizmente, por conta de ofensivas ao movimento sindical, como a Reforma Trabalhista de 2017, tiveram que vender patrimônios.
Bens:
1) Sede na Capital Paulista. 2) Centro de Estudos Jurídicos e subsede em Campinas. 3) Centro de Lazer em Praia Grande. 4) Complexo Eco: EcoBlue Acqua Park, EcoBlue Hotel, Novo EcoBlue Hotel e o Espaço Eco, em Avaré. Além de 28 sedes e carros zero Km.
O fato de a Federação estar celebrando 86 anos nos remete ainda a um passado de realizações também relacionado à evolução patrimonial. De 2007 a 2024, a Federação doou 28 sedes a Sindicatos. A eles houve três doações de carros novos e, em 2023, inaugurou o Restaurante Panorâmico do EcoBlue Hotel, que acomoda até 386 pessoas. O Novo EcoBlue Hotel é o ápice das celebrações dessas mais de oito décadas colocando os comerciários em 1º lugar! O novo Hotel tem sete andares e confortáveis 172 quartos.
Empregos:
Sua construção movimentou o comércio de construção civil e afins em Avaré e Região; assim como os setores de mobílias e decoração. No total, foram contratadas mais de 30 empresas! Para uma entidade sindical de trabalhadores é motivo de orgulho anunciar que a obra gerou empregos. Em cerca de dois anos trabalharam nela mais de 1.200 profissionais. E, pra manter a excelência no atendimento aos hóspedes, a Federação vai contratar mais de 100 funcionários. São empregos formais e, portanto, com todos os direitos garantidos, como sempre defendemos!
Comunhão:
O sindicalismo comerciário é dinâmico. Os investimentos e as inaugurações são constantes! Uma das principais preocupações da nossa Diretoria é investir em patrimônios que tragam solidez à estrutura comerciária e, ao mesmo tempo, demonstrem a correta administração sindical. Atuamos nos locais de trabalho, mantemos fortes atividades e ampliamos, como se vê, o patrimônio da categoria com melhorias relevantes.
Nossa Federação chega aos 86 anos escrevendo novos capítulos marcantes em sua história. São conquistas que valorizam o sindicalismo comerciário e, principalmente, os comerciários e práticos de farmácia paulistas. Assim seguiremos: com plena comunhão de ideias entre nossa Diretoria e os Sindicatos filiados, conjugando o verbo “construir” sob todos os aspectos”.
Luiz Carlos Motta – Preside a Fecomerciários e a CNTC. É Deputado Federal (PL-SP).
MAIS – Site da Federação. Ou ligue (11) 3060.6600